Editorial

Toledo e UFPR, uma parceria histórica rumo ao futuro

| 20/12/2014 - 00:01

A aprovação pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná da instalação de um campus em Toledo vem marcar a trajetória da instituição e do município, justamente no mês em que esta comemora seus 102 anos e aquele 62 anos de existência. O fato portanto é um verdadeiro presente nos 62 anos de Toledo, comemorados no último dia 14, além da decisão tomada na quarta-feira, dia 17, pelo órgão máximo da UFPR marcar o aniversário de 102 anos da mais antiga universidade brasileira. Esta conquista é fruto de uma aproximação que uniu interesses e projetos bastante afinados, aproximando necessidades e ideias de uma forma altamente importante e com impressionante similaridade de propósitos, apesar das enormes diferenças em cada trajetória.
Enquanto a UFPR é uma universidade das mais respeitadas do Brasil e um verdadeiro símbolo da tradição no Paraná Toledo possui a marca dos desbravadores que criaram toda uma nova realidade no interior. A aproximação que se concretiza agora, portanto, marca de forma decisiva uma integração que interioriza a instituição e coloca em sintonia com o Brasil moderno e o mundo um município surgido em meio à floresta que dominava o Oeste do Paraná até a metade do século passado. O dinamismo que construiu a realidade que hoje marca e orgulha Toledo e o Oeste do Paraná porém se faz presente também na UFPR, que definiu pela sua interiorização e assim vem se somar para colocar o desenvolvimento do interior em novo patamar.
O resultado dessa integração a partir de trajetórias tão marcantes certamente gerará muitos e bons frutos, mas o primeiro deles sem dúvida é a própria união de visões e realidades, que faz com que a realidade do desenvolvimento econômico e humano venha encontrar na evolução da visão da academia o mesmo projeto de atenção básica à saúde. Este porém é apenas um dos aspectos que mostram esta integração e seus benefícios, pois certamente tal aproximação deverá render muitos outros frutos para os dois parceiros, para o Oeste, o Paraná e o Brasil.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Editorial'

Meu ponto de vista sobre o aumento do IPTU em Toledo.

Mais Destaques
"Dirigiu bêbado e foi pego, ANOTE AI: é crime sem fiança! A pena mínima é de CINCO ANOS de reclusão, perde a careteira de motorista definitivamente e essa pena NÃO se pode converter mais em prestação de serviços, ou seja, vai ficar PRESO! "
(Governo Federal)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)