Editorial

Integração metropolitana surge como passo natural

| 24/12/2014 - 00:01

A questão da criação da Região Metropolitana de Toledo tem mobilizado atenções e aberto um debate sobre a região, suas pretensões e projetos para o futuro. Agora porém ocorre num momento oportuno, uma vez que cada vez mais Toledo e os municípios próximos percebem o surgimento de interesses e necessidades comuns que precisam de uma atuação conjunta visando ampliar as chances de sucesso no enfrentamento dos desafios regionais. Os municípios no atual quadro enfrentam demandas cada vez maios de suas populações, que exigem soluções para problemas de vários anos que não mais são tolerados, ao mesmo tempo que as esferas estadual e nacional de governo repassam obrigações. A aproximação e integração portanto surge como um mecanismo natural numa realidade política onde as capitais estão distante demais, em meio a uma realidade de país-continente, com enormes distâncias e grandes desafios, sendo o primeiro o de ter conhecidas e reconhecidas suas questões e realidade.
A integração de municípios na verdade fortalece a região e viabiliza soluções para áreas de que são de interesse maior ou geral, como se observa na saúde. A verdade porém é que temos também interesses na área de limpeza pública, meio ambiente, segurança pública, infraestrutura urbana e mesmo industrialização, entre outras, que podem e devem ser discutidas. A proposta de criação da Região Metropolitana neste momento portanto não precipita nenhum tema, mas surge como uma evolução natural das ações já em andamento ou discussão na área de saúde. Além disso ela abre novas oportunidades de obtenção de recursos e projetos e mesmo de criação de estruturas capazes de apoiar o planejamento municipal, a busca de recursos e o desenvolvimento de projetos locais ou junto aos governos estadual e federal. Neste momento, portanto, a questão metropolitana parece um passo natural da aproximação e integração já em curso na região e que apenas vai aumentar com a duplicação da BR 163 e os projetos previstos para nossa região, como a reforma e ampliação do aeroporto, o campus da UFPR e outros.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Editorial'

Meu ponto de vista sobre o aumento do IPTU em Toledo.

Mais Destaques

Esporte

Toledo enfrenta o Foz hoje

AgroGazeta

Matéria prima com origem gera alimentos com qualidade

Cultura

Dia de festa para um dos grandes violonistas do país

Política

Porto Alegre vive clima de apreensão com julgamento de Lula

Segurança

BPFron apreende 35 pistolas, 51 carregadores e oito mil munições

Cidade

Municípios receberão R$ 6,6 bi da participação no ICMS em 2018

Gente X Poder

Das três perguntas feitas á administração* de Toledo e que ainda estão sem respostas, vamos engrossa

Geral

Prosperidade de bilionários impulsiona grande desigualdade global

"Dirigiu bêbado e foi pego, ANOTE AI: é crime sem fiança! A pena mínima é de CINCO ANOS de reclusão, perde a careteira de motorista definitivamente e essa pena NÃO se pode converter mais em prestação de serviços, ou seja, vai ficar PRESO! "
(Governo Federal)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)