Editorial

Expansão urbana, ciclovias e qualidade de vida

| 27/12/2014 - 00:01

Toledo vive um ciclo de expansão populacional e urbana que deve deixar marcas por vários anos ao longo de seu futuro e que por isso mesmo precisa ser avaliado, discutido e planejado em meio ao redemoinho que ocasiona em nossa cidade. As obras multiplicam-se pela cidade, bem como os projetos anunciados ou preparados e por isso mesmo é necessário atenção e prioridade para que não se perca o foco e não se erre o rumo nesta trajetória que até aqui tanto orgulha os toledanos. Em meio ao caldeirão de transformações urbanas sem dúvida desponta o desafio das vias estreitas, que limitam seu aproveitamento e inclusive podem tornar-se fonte de riscos para os usuários à medida que aproximam ou misturam os diferentes veículos que cada vez mais em maior número e variedade compõe o cenário urbano de Toledo.
Hoje vemos a cada dia maior número de pessoas que buscam opções de transporte individual alternativo, com bicicletas, bicicletas elétricas, cadeiras de rodas, patinetes, patins, skate e outros veículos para os quais nossa cidade não está preparada. Esta tendência porém existe e deve crescer nos próximos anos, pois aponta para a qualidade de vida e a liberdade de escolha que ganham espaço em Toledo juntamente com seu crescimento. Para que esta mudança em andamento continue com segurança, porém, precisamos separar e proteger este trânsito frágil e mais lento dos veículos pesados e rápidos e nossas vias atuais não permitem este cuidado da forma necessária.
Felizmente observa-se que na Avenida da União que está endo aberta entre a Vila Becker e o Jardim Coopagro isso começa a mudar, com uma via mais larga e que deve oportunizar um trânsito seguro e isolado dos veículos mais rápidos e maiores para os ciclistas e demais alternativas. A verdade porém é que uma avenida numa região específica é muito pouco e isso precisa ficar claro e merecer uma ação corretiva. Agir nesse sentido é garantir que q qualidade de vida de Toledo prossiga, especialmente na expansão urbana em andamento e no futuro que já se aproxima.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Editorial'

Meu ponto de vista sobre o aumento do IPTU em Toledo.

Mais Destaques

Cultura

Dia de festa para um dos grandes violonistas do país

Geral

Prosperidade de bilionários impulsiona grande desigualdade global

Cidade

Municípios receberão R$ 6,6 bi da participação no ICMS em 2018

Segurança

BPFron apreende 35 pistolas, 51 carregadores e oito mil munições

Gente X Poder

Das três perguntas feitas á administração* de Toledo e que ainda estão sem respostas, vamos engrossa

Política

Porto Alegre vive clima de apreensão com julgamento de Lula

Variedades e Gente

Material escolar também pode estimular a criatividade e organização nos estudos

AgroGazeta

Matéria prima com origem gera alimentos com qualidade

"Dirigiu bêbado e foi pego, ANOTE AI: é crime sem fiança! A pena mínima é de CINCO ANOS de reclusão, perde a careteira de motorista definitivamente e essa pena NÃO se pode converter mais em prestação de serviços, ou seja, vai ficar PRESO! "
(Governo Federal)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)