Editorial

Expansão urbana, ciclovias e qualidade de vida

| 27/12/2014 - 00:01

Toledo vive um ciclo de expansão populacional e urbana que deve deixar marcas por vários anos ao longo de seu futuro e que por isso mesmo precisa ser avaliado, discutido e planejado em meio ao redemoinho que ocasiona em nossa cidade. As obras multiplicam-se pela cidade, bem como os projetos anunciados ou preparados e por isso mesmo é necessário atenção e prioridade para que não se perca o foco e não se erre o rumo nesta trajetória que até aqui tanto orgulha os toledanos. Em meio ao caldeirão de transformações urbanas sem dúvida desponta o desafio das vias estreitas, que limitam seu aproveitamento e inclusive podem tornar-se fonte de riscos para os usuários à medida que aproximam ou misturam os diferentes veículos que cada vez mais em maior número e variedade compõe o cenário urbano de Toledo.
Hoje vemos a cada dia maior número de pessoas que buscam opções de transporte individual alternativo, com bicicletas, bicicletas elétricas, cadeiras de rodas, patinetes, patins, skate e outros veículos para os quais nossa cidade não está preparada. Esta tendência porém existe e deve crescer nos próximos anos, pois aponta para a qualidade de vida e a liberdade de escolha que ganham espaço em Toledo juntamente com seu crescimento. Para que esta mudança em andamento continue com segurança, porém, precisamos separar e proteger este trânsito frágil e mais lento dos veículos pesados e rápidos e nossas vias atuais não permitem este cuidado da forma necessária.
Felizmente observa-se que na Avenida da União que está endo aberta entre a Vila Becker e o Jardim Coopagro isso começa a mudar, com uma via mais larga e que deve oportunizar um trânsito seguro e isolado dos veículos mais rápidos e maiores para os ciclistas e demais alternativas. A verdade porém é que uma avenida numa região específica é muito pouco e isso precisa ficar claro e merecer uma ação corretiva. Agir nesse sentido é garantir que q qualidade de vida de Toledo prossiga, especialmente na expansão urbana em andamento e no futuro que já se aproxima.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Editorial'

Meu ponto de vista sobre o aumento do IPTU em Toledo.

Mais Destaques

AgroGazeta

Após embargo europeu, BRF em Toledo anuncia férias coletivas

Esporte

Corrida 24 Horas Torao Takada acontece neste final de semana

"ultrapassamos os 13 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo em 3 anos. Aqui sua propaganda, propaga - 45 9.91339499"
(Leitores)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)