Cultura

Mostra no Museu Paranaense retrata o desenvolvimento industrial do Estado

| 14/06/2015 - 00:01

Mostra no Museu Paranaense retrata o desenvolvimento industrial do Estado

As antigas indústrias do Paraná são tema da exposição que abre em 18 de junho, sexta-feira, às 18h, no Museu Paranaense, em Curitiba. A mostra “Indústrias do Paraná”, que reúne objetos dos acervos do Matte Leão, Cerâmicas Colombo, Fábrica de Fitas Venske, Todeschini e Pianos Essenfelder, entre outras, ocupa o novo espaço criado pelo museu para homenagear as empresas que fazem parte da história do desenvolvimento econômico do Estado. A entrada é gratuita.
No século 20, o Paraná ampliou seu reconhecimento como o maior produtor de grãos do Brasil, sendo um Estado agrícola por excelência. No entanto, desde o século 19, Curitiba recebeu a instalação de indústrias, principalmente ligadas ao esforço empreendedor dos imigrantes que se estabeleceram na Capital. Muitas destas empresas conseguiram ultrapassar os limites do Estado, tornando seus produtos apreciados em todo o País e até mesmo no exterior. Algumas, porém, não resistiram à passagem do século 21 e foram vendidas ou transferidas para outros lugares do Brasil.
Nos últimos anos, o Museu Paranaense foi o destino de importantes acervos destas empresas já desmobilizadas. Assim, além do patrimônio histórico do Museu Banestado, outros foram incorporados, como o do Museu do Matte Leão, do Memorial da Impressora Paranaense, das Indústrias Todeschini e da Cerâmica Colombo, além de diversos materiais da Fábrica de Fitas Venske, entre outros. Itens como máquinas, louças, fotos, peças de escritório e rótulos compõem a grande mostra.
O diretor do museu, Renato Carneiro, explica que a ideia é contar mais este capítulo importante da história do Paraná. “Com este espaço entre as mostras de longa duração, o Museu Paranaense apresenta um pouco da história dessas que sonharam com um Paraná moderno e competitivo e que, por muitas décadas, ajudaram a desenvolver um grande parque industrial no Estado”, finaliza.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

A tecnologia a favor da cultura

Cultura contribui mais do que recebe do Estado

Homenagem a Oscar Silva relembra o primeiro livro de Toledo

Lançada campanha “Cultura gera futuro”

Há cinquenta anos era lançado o primeiro livro em Toledo

Dia Mundial do Compositor

Oscar Silva: Primeiro livro de Toledo foi lançado há 50 anos

A arte nas encruzilhadas da vida

Dia de festa para um dos maiores nomes de nossa música

Memórias do rock: toledanos foram detidos a caminho de festival

Mais Destaques
"Dirigiu bêbado e foi pego, ANOTE AI: é crime sem fiança! A pena mínima é de CINCO ANOS de reclusão, perde a careteira de motorista definitivamente e essa pena NÃO se pode converter mais em prestação de serviços, ou seja, vai ficar PRESO! "
(Governo Federal)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)