Cultura

Mostra no Museu Paranaense retrata o desenvolvimento industrial do Estado

| 14/06/2015 - 00:01

Mostra no Museu Paranaense retrata o desenvolvimento industrial do Estado

As antigas indústrias do Paraná são tema da exposição que abre em 18 de junho, sexta-feira, às 18h, no Museu Paranaense, em Curitiba. A mostra “Indústrias do Paraná”, que reúne objetos dos acervos do Matte Leão, Cerâmicas Colombo, Fábrica de Fitas Venske, Todeschini e Pianos Essenfelder, entre outras, ocupa o novo espaço criado pelo museu para homenagear as empresas que fazem parte da história do desenvolvimento econômico do Estado. A entrada é gratuita.
No século 20, o Paraná ampliou seu reconhecimento como o maior produtor de grãos do Brasil, sendo um Estado agrícola por excelência. No entanto, desde o século 19, Curitiba recebeu a instalação de indústrias, principalmente ligadas ao esforço empreendedor dos imigrantes que se estabeleceram na Capital. Muitas destas empresas conseguiram ultrapassar os limites do Estado, tornando seus produtos apreciados em todo o País e até mesmo no exterior. Algumas, porém, não resistiram à passagem do século 21 e foram vendidas ou transferidas para outros lugares do Brasil.
Nos últimos anos, o Museu Paranaense foi o destino de importantes acervos destas empresas já desmobilizadas. Assim, além do patrimônio histórico do Museu Banestado, outros foram incorporados, como o do Museu do Matte Leão, do Memorial da Impressora Paranaense, das Indústrias Todeschini e da Cerâmica Colombo, além de diversos materiais da Fábrica de Fitas Venske, entre outros. Itens como máquinas, louças, fotos, peças de escritório e rótulos compõem a grande mostra.
O diretor do museu, Renato Carneiro, explica que a ideia é contar mais este capítulo importante da história do Paraná. “Com este espaço entre as mostras de longa duração, o Museu Paranaense apresenta um pouco da história dessas que sonharam com um Paraná moderno e competitivo e que, por muitas décadas, ajudaram a desenvolver um grande parque industrial no Estado”, finaliza.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Lua de mel: como conseguir o melhor custo-benefício

Evento de Jazz que brindará Toledo está se aproximando

Dia de saudar os poetas de Toledo e do Brasil

A dança e suas linguagens serão atrações de evento em Toledo

Com tinta e imaginação, a pintura expressa a emoção

Daqui um mês apreciadores do Jazz serão surpreendidos em Toledo

“Curta Toledo” é lançado oficialmente e sorteia temas para os participantes

Público assiste, admirado, artista pintando ao vivo no Teatro Municipal

Colégio Dario Vellozo realiza hoje 2º CINE ARTE

Conheça as 10 igrejas católicas que se tornaram atração turística no Brasil

Mais Destaques

Economia

Anatel nega acordo para conversão de multas da Oi em investimentos

Variedades e Gente

Chá Rosa

Regional

A pós-modernidade e a tendência do fim da privacidade

Cidade

Ações do Encontros e Caminhos são desenvolvidos na Escola Waldir Becker

Esporte

Cestinha e melhor lateral do campeonato estadual é de Toledo

"Poder-É a capacidade de arbitrariamente, agir e mandar, exercer a autoridade, a soberania, o império dos grupos que se formam visando o poder, o monopólio. Quanto maior a dependência de A em relação a B, maior o poder de B em relação A. Desconhecido"
(Desconhecido)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)