Editorial

Toledo precisa comemorar sua fé no trabalho

| 16/12/2015 - 00:01

A comemoração dos 63 anos de emancipação político-administrativa de Toledo abre os festejos pelos 70 anos de fundação da cidade e início do desbravamento regional, a partir da chegada dos primeiros desbravadores, em 27 de março de 1946. O fato ocorrido na região onde depois foi construído o Parque dos Pioneiros nunca teve o devido reconhecimento e valorização em Toledo, mas esta postura pode e deve ser reavaliada, já que até aqui sempre colocou-se em primeiro plano as ações de gabinetes e medidas oficiais e não o trabalho dos desbravadores e de quem construiu a realidade que hoje temos. Não fosse a decisão, a garra e a determinação dos pioneiros o projeto de desbravamento poderia ter ficado pelo caminho, como tantos outros em outros pontos do Brasil, ou então ter um andamento mais modesto e chegar a uma dimensão menor. A verdade porém é que assim como enfrentaram as agruras do caminho e iniciaram a construção das primeiras casas de madeira para atender o desbravamento e receber os que viriam os desbravadores também fixaram as bases que ergueram e sustentaram toledo, com trabalho e determinação na busca do progresso e do desenvolvimento.
A emancipação política, a instalação de órgãos e outros serviços públicos, como água e energia, vieram, mais adiante e não tiveram o papel que desempenharam os pioneiros e sua determinação na construção e desenvolvimento de Toledo e de toda a região. É por isto que a fundação de Toledo preciosa ser resgatada em toda a sua audácia e coragem e valorizada como a fórmula capaz de estimular as crianças e a juventude e mesmo a sociedade como um todo diante de dificuldades. Assim como ergueram as primeiras casas de madeira no atual Parque dos Pioneiros os desbravadores depois construiriam moinhos, ponte, estradas, telégrafo e outros recursos para dar continuidade ao projeto, porque tinham fé na nova comunidade e em sua própria capacidade de realizar e de construir, acreditando que trabalhavam para um melhor amanhã para eles próprios e suas famílias mas também para os que viriam. É esta capacidade de olhar o futuro e trabalhar para construí-lo que precisamos valorizar e renovar a cada dia e a valorização deste passado e seu exemplo para o presente e o amanhã é que a devida comemoração dos 70 anos de fundação de Toledo viria proporcionar.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Editorial'

Meu ponto de vista sobre o aumento do IPTU em Toledo.

Mais Destaques
"ultrapassamos os 13 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo em 3 anos. Aqui sua propaganda, propaga - 45 9.91339499"
(Leitores)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)