Editorial

Toledo precisa comemorar sua fé no trabalho

| 16/12/2015 - 00:01

A comemoração dos 63 anos de emancipação político-administrativa de Toledo abre os festejos pelos 70 anos de fundação da cidade e início do desbravamento regional, a partir da chegada dos primeiros desbravadores, em 27 de março de 1946. O fato ocorrido na região onde depois foi construído o Parque dos Pioneiros nunca teve o devido reconhecimento e valorização em Toledo, mas esta postura pode e deve ser reavaliada, já que até aqui sempre colocou-se em primeiro plano as ações de gabinetes e medidas oficiais e não o trabalho dos desbravadores e de quem construiu a realidade que hoje temos. Não fosse a decisão, a garra e a determinação dos pioneiros o projeto de desbravamento poderia ter ficado pelo caminho, como tantos outros em outros pontos do Brasil, ou então ter um andamento mais modesto e chegar a uma dimensão menor. A verdade porém é que assim como enfrentaram as agruras do caminho e iniciaram a construção das primeiras casas de madeira para atender o desbravamento e receber os que viriam os desbravadores também fixaram as bases que ergueram e sustentaram toledo, com trabalho e determinação na busca do progresso e do desenvolvimento.
A emancipação política, a instalação de órgãos e outros serviços públicos, como água e energia, vieram, mais adiante e não tiveram o papel que desempenharam os pioneiros e sua determinação na construção e desenvolvimento de Toledo e de toda a região. É por isto que a fundação de Toledo preciosa ser resgatada em toda a sua audácia e coragem e valorizada como a fórmula capaz de estimular as crianças e a juventude e mesmo a sociedade como um todo diante de dificuldades. Assim como ergueram as primeiras casas de madeira no atual Parque dos Pioneiros os desbravadores depois construiriam moinhos, ponte, estradas, telégrafo e outros recursos para dar continuidade ao projeto, porque tinham fé na nova comunidade e em sua própria capacidade de realizar e de construir, acreditando que trabalhavam para um melhor amanhã para eles próprios e suas famílias mas também para os que viriam. É esta capacidade de olhar o futuro e trabalhar para construí-lo que precisamos valorizar e renovar a cada dia e a valorização deste passado e seu exemplo para o presente e o amanhã é que a devida comemoração dos 70 anos de fundação de Toledo viria proporcionar.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Editorial'

Meu ponto de vista sobre o aumento do IPTU em Toledo.

Mais Destaques

Geral

Prosperidade de bilionários impulsiona grande desigualdade global

Cultura

Dia de festa para um dos grandes violonistas do país

AgroGazeta

Matéria prima com origem gera alimentos com qualidade

Cidade

Municípios receberão R$ 6,6 bi da participação no ICMS em 2018

Segurança

BPFron apreende 35 pistolas, 51 carregadores e oito mil munições

Variedades e Gente

Material escolar também pode estimular a criatividade e organização nos estudos

Gente X Poder

Das três perguntas feitas á administração* de Toledo e que ainda estão sem respostas, vamos engrossa

Política

Porto Alegre vive clima de apreensão com julgamento de Lula

"Dirigiu bêbado e foi pego, ANOTE AI: é crime sem fiança! A pena mínima é de CINCO ANOS de reclusão, perde a careteira de motorista definitivamente e essa pena NÃO se pode converter mais em prestação de serviços, ou seja, vai ficar PRESO! "
(Governo Federal)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)