Gente X Poder

Gente & Poder

| 18/12/2015 - 00:01

Mudanças
As mudanças e recomposições na equipe do prefeito Beto Lunitti devem considerar as forças políticas que o respaldam, como ele mesmo já admitiu. E um caso que deve render é o da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, onde o próprio prefeito coloca na mesa os nomes de Marcos Sanches e Wolmir Ficagna.
----------------------
Ex-presidentes
Embora ambos sejam empresários, com atuação na Acit-Associação Comercial e Empresarial de Toledo, eles têm também atuação partidária. Um atua pelo PMDB – Ficagna - e o outro – Sanches - pelo PT, os principais partidos da base de apoio, juntamente com o PDT. E ambos já presidiram seus partidos.
----------------------
Primeiro
Na edição de domingo, dia 13, na empolgação da homenagem ao reitor e ao vice-reitor da UFPR, Zaki Akel e Rogério Mulinari, o prefeito Beto Lunitti afirmou que Toledo era o primeiro município do interior a receber um campus de uma universidade federal. É necessário registrar porém que o primeiro município a ter um campus da universidade federal foi a gaúcha Santa Maria, onde são formados muitos profissionais universitários toledanos, inclusive este jornalista.
----------------------
UFSM
A UFSM-Universidade Federal de Santa Maria foi criada em 14 de dezembro de 1960, como Universidade de Santa Maria. Em 20 de agosto de 1965 ela é federalizada e ganha o nome definitivo de Universidade Federal de Santa Maria, instituição que hoje reúne 25.873 estudantes em dezenas de cursos superiores, vários entre os melhores do Brasil.
----------------------
UTFPR
Já em Toledo a primeira universidade federal instalada é a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a UTFPR. Ela na verdade dá continuidade ao antigo Cefet-Centro Federal de Educação Tecnológica, mas agora com as opções de cursos superiores, inclusive em Toledo.
----------------------
Escolaridade
Em Toledo até alguns anos atrás o número de pessoas com curso superior, segundo o IBGE, era menor do que o de analfabetos, em torno de 3 mil toledanos. Hoje esta situação mudou, mas a escolaridade – especialmente de nível superior – ainda é vista com certo ranço por várias pessoas.
----------------------
Homenageados
Na terça-feira um vereador comentando das homenagens municipais no aniversário da emancipação de Toledo comentou que entre os homenageados haveria “pessoas de ótimo discurso e poucas ações”. A referência na verdade era aos que se destacaram no trabalho braçal e aos que se projetaram no campo intelectual.
----------------------
Perfil
O próprio vice-reitor da UFPR Rogério Mulinari falou porém da mudança que o curso de Medicina deverá trazer a Toledo. Ele disse que os primeiros 60 estudantes mostrarão um perfil crítico que caracteriza o curso. Ele espera que boa parte seja da própria região de Toledo, além de outros que virão de outros municípios.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Gente X Poder'

Três perguntas aos gestores de Toledo, se é que podem me responder?

Voos que não vêm!

Beto Richa cancela vinda a Toledo

Nota de esclarecimento, do esclarecimento.

Toledo tem 12 casos de dengue

Agricultor vai produzir energia renovável – Linha Tatu

Decretos vão aumentar impostos em Toledo

Improbidade administrativa

Obras mal feitas dá condenação

O lixo, das praças!

Mais Destaques
"Dirigiu bêbado e foi pego, ANOTE AI: é crime sem fiança! A pena mínima é de CINCO ANOS de reclusão, perde a careteira de motorista definitivamente e essa pena NÃO se pode converter mais em prestação de serviços, ou seja, vai ficar PRESO! "
(Governo Federal)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)