Cultura

Escola do Fachini ganha Circo da Magia

| 22/12/2015 - 00:01

As crianças da escola Waldyr Becker, no Jardim Fachini, receberam na semana passada um projeto que vinha sendo aguardado com bastante ansiedade. Depois da interrupção com o abandono pela empresa encarregada, no final de 2012, a obra foi retomada pela prefeitura e concluída. Na quinta-feira, 17, foi feita a entrega oficial do picadeiro. Há dois meses, um grupo de 20 crianças e adolescentes da escola integra a primeira turma de alunos do projeto de circo. Eles se apresentaram durante a cerimônia que marcou a entrega do espaço, que teve um investimento de R$ 350 mil.
Os moradores se encarregaram da escola do nome do espaço: Circo da Magia.
“Este local tem como principal meta formar cidadãos, complementando as atividades pedagógicas curriculares. Se tinha este objetivo, porque não começarmos fomentando a democracia com a escolha do nome?” questionou a secretária da SMED, Tania de Grandi, recordando parte da história da implantação da escola de circo na Waldyr Becker.
Antes da inauguração, há aproximadamente dois meses, foi formada a primeira turma de circo. Sob a batuta do instrutor de artes, especialista em acrobacias e coordenador do trabalho, Ademir Yung, um dos fundadores do Circo da Alegria da Escola Municipal Anita Garibaldi, no Jardim Europa, os estudantes fizeram na inauguração a sua primeira apresentação. “É um momento importante para nós e em especial para mim. Faço tudo com muito amor, carinho e dedicação. Vamos levar o nome deste bairro, a exemplo do que já acontece com o Jardim Europa, a todos os cantos do Brasil e do mundo”, afirmou.
A intenção é dobrar o número de atendimentos em 2016. Segundo a secretária Tania a arte circense faz parte das ações educacionais promovidas pela Escola Waldyr Becker. “Este projeto será desenvolvido pela direção da unidade escolar, com uma coordenação, tudo alinhado ao planejamento pedagógico da escola”. Tania ainda agradeceu ao trabalho de todas as pessoas envolvidas, principalmente ao presidente da Associação de Pais e Mestres, Júlio César Martiniano, e o vice Márcio Martins, a representante do Conselho Escolar, Gisele Maria Dobrantz, e à diretora da Waldyr Becker, Marisa Todescatt. “São pessoas valorosas e envolvidas com a comunidade. Assim se constrói uma escola forte e participativa”.
Para o prefeito Beto Lunitti, os investimentos em educação são prioritários para o Governo Municipal. Segundo o gestor municipal de 2013 até o fim de 2015 foram aplicados aproximadamente R$ 150 milhões em Educação. “Foram investidos recursos na formação de professores, folha de pagamento, reformas e ampliações de escolas e centros municipais de educação infantil, bem como a construção de novas unidades”.
Outro apontamento do prefeito foi a melhoras no índice Firjan. Toledo figura com o décimo melhor resultado do Paraná e é um dos 31 municípios brasileiros com índice superior a 0,8 nas três vertentes avaliadas, sendo elas Educação, Saúde e Emprego & Renda. “Tivemos em Educação a nota 0,8237. Toledo investiu na formação e capacitação de professores, tornando-os qualificados para investir nos processos de ensino-aprendizagem. Nosso município também investe na estrutura tecnológica, sempre acompanhando os avanços da sociedade, dando condições para que esses mesmos professores possam pesquisar, planejar e aplicar esses conhecimentos em sala de aula”, concluiu.
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Toledo receberá Projeto Integrado de Música e Dança

Árvorere, o manifesto cênico do TUCCA será apresentado em Toledo

CEU das Artes promove Slam Poesia

Balaio de histórias promove oficina nesse sábado no Sesc

“Um tom para Jobim” neste sábado no Centro Cultural Gilberto Mayer

“Balaio de histórias” começa hoje no Sesc Toledo

Em defesa da profissão de artista, ministro vai ao STF

Acit entrega doações à Secretaria Municipal de Cultura

‘‘Hoje é Dia de Rock’’ será apresentado em Toledo

Feira do Artesanato de Toledo será neste sábado

Mais Destaques

Esporte

Corrida 24 Horas Torao Takada acontece neste final de semana

AgroGazeta

Após embargo europeu, BRF em Toledo anuncia férias coletivas

"ultrapassamos os 13 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo em 3 anos. Aqui sua propaganda, propaga - 45 9.91339499"
(Leitores)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)