Editorial

De uma disputa entre amigos nasceu uma grande festa

| 17/09/2016 - 00:01

Essa história para os mais antigos já é conhecida, mas, para a nova geração, vale ressaltar alguns dados históricos. Foi em 1974 que nossos colonizadores, a maioria vindos dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina resolveram assar um porco inteiro, já que na época, Toledo já despontava como um dos municípios que mais produzia suínos devido à presença da então Frigobras Sadia, hoje BRF. Essa disputa chega neste fim de semana aos 43 anos, como o evento que mais propagou a cidade de Toledo no cenário nacional e internacional, bem como a grandeza de sua produção de suínos. Mas a Festa Nacional do Porco Assado no Rolete foi além de um simples prato típico, ela criou também vários profissionais que se aperfeiçoaram em preparar esse prato, degustado por milhões de pessoas em Toledo, em outros estados e também fora do Brasil. Este fato ajuda a projetar a economia que hoje Toledo ostenta, o primeiro lugar no VBA, que está próximos a dois bilhões.
Desta festa, inúmeras outras foram surgindo em nossos distritos. Dez de Maio foi o primeiro a se organizar e mostrar sua produção à base de frango estando entre os demais 12 pratos típicos que são a base de nossa produção. É preciso destacar também o município de Marechal Cândido Rondon, onde o senhor Ariovaldo Bier, então vereador daquele município resolveu desafiar seus munícipes dizendo que se “Toledo consegue assar um porco inteiro no rolete, em Marechal, vamos assar um boi inteiro com um porco por dentro”. Uma provocação sadia, mas que não deu certo por que o porco ficou cru e o boi, horrível, segundo os historiadores. Que continuem as conversas de boteco, bares, clubes e nas rodas de amigos e familiares para que mais idéias e desafios se tornem festas, e estas gerem crescimento e desenvolvimento não só para Toledo mas também para toda a nossa região.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Editorial'

Meu ponto de vista sobre o aumento do IPTU em Toledo.

Mais Destaques

Gente X Poder

Três perguntas aos gestores de Toledo, se é que podem me responder?

Cultura

Os livros trazem boas notícias para a cultura

Cidade

Professor paranaense concorre ao “Oscar” da categoria, em Dubai

Esporte

Toledo foi melhor e fez seu papel de vencer o “clássico da soja” em casa.

Economia

Déficit da Previdência equivale a 2,8% do PIB

Geral

Cármen Lúcia suspendeu temporariamente posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho

AgroGazeta

Chuvas trazem atraso na colheita, ferrugem e perda de produtividade

"Dirigiu bêbado e foi pego, ANOTE AI: é crime sem fiança! A pena mínima é de CINCO ANOS de reclusão, perde a careteira de motorista definitivamente e essa pena NÃO se pode converter mais em prestação de serviços, ou seja, vai ficar PRESO! "
(Governo Federal)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)