Artigos

Ficai atentos e preparados para a chegada do Senhor!

| 26/11/2016 - 00:01

Neste domingo, a Igreja inicia o novo Ano Litúrgico com a celebração do 1º Domingo do Advento. O Ano Litúrgico que nos colocar em contato com a salvação oferecida gratuitamente pelo Senhor. A celebração destes acontecimentos reproduz em nós a vida e a imagem do Filho de Deus para que possamos ser transformados no mistério que celebramos. O ciclo das leituras bíblicas dominicais corresponde ao Ano “A”. O evangelista Mateus nos guiará nos passos de Jesus.
O Advento é o período de quatro semanas que antecede o Natal. É tempo de espera e de preparo espiritual para rememorar e celebrar a vinda do menino Jesus, a vinda do Deus criança, do Deus humilde humano que se faz homem para nos salvar. É o tempo reservado para parar e refletir, meditar, cantar e recontar a história do nascimento do menino Jesus. Tempo para intensificar a leitura e a meditação da Palavra de Deus e a penitência.
O texto do Evangelho que vamos refletir neste domingo é carregado de ameaças numa linguagem dura e dramática. Tudo isso porque o discurso é elaborado no estilo apocalíptico que quer revelar algo escondido. Ele é dirigido às comunidades que viviam um clima de sofrimento, perseguição e morte. O objetivo da mensagem é despertar esperança, mostrar-lhes que vitória final será de Deus e de quem permanecer vigilantes até o fim.
A escolha deste Evangelho no início do Ano Litúrgico tem a mesma intenção. Esta época do ano é marcada pela correria, falta de tempo para organizar tudo e neste momento somos advertidos a mudar a rota de nossas vidas, buscar a conversão, rever nossas atitudes e começar tudo de novo partindo da preparação para a chegada do Menino Deus. Por isso mesmo precisamos parar e pensar no dia do nosso encontro definitivo com Deus onde deveremos prestar contas do que fizemos com nossas vidas, principalmente na dimensão do amor a Deus e ao próximo. O ser humano tem nas próprias mãos a salvação ou a condenação. Aí está a razão porque o Evangelho conclui com um apelo à vigilância.
Para Mateus, a vinda do Senhor é certa, embora ninguém saiba o dia nem a hora (cf. Mt 24,36); a atitude fundamental é a vigilância ativa, aguardando o Senhor que está para chegar. É aconselhável prestar atenção em tudo o que acontece ao nosso redor, e não se distrair com os bens deste mundo muito menos viver obcecado por eles.
Deus vem ao nosso encontro e nos desafia a assumir com alegria nossa missão que implica em colocá-lo no centro de nossas vidas e preocupar-se com o mundo que nos cerca. Cuidar dos nossos irmãos mais pobres, praticar a justiça e a caridade fraterna. Participar do projeto de Deus é tornar nossa “casa comum” um ambiente digno para que Cristo faça sua morada entre nós e nos aponte o caminho do céu.
Dom João Carlos Seneme, css
Bispo de Toledo
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Artigos'

Brasil rejeita os extremismos: nem Bolsonaro nem Boulos

A paz esteja convosco. Sou Eu mesmo!

Coerência na política econômica

Depois de três anos de austeridade fiscal, nenhum motivo para comemoração

Cúpula das Américas: uma oportunidade perdida

Felizes os que creem sem ter visto!

Com prisão de Lula e restrição do foro, políticos correm para reforçar blindagem

E depois de Lula? Depois dele, que venham também os outros

O Brasil está à beira de um ataque de loucura?

Ou renasce das cinzas ou volta do coma

Mais Destaques

Opinião

Mensagem: Ciscopar x Gestão

Geral

Conta de luz aumentará com venda da Eletrobrás, dizem especialistas

Estado

Mesmo vaga, vice-governadoria consumirá R$ 50 mil por mês em comissionados

Cidade

Marina Elali apresenta-se no Teatro nesta sexta e anuncia desejo de ser mãe

Economia

Como declarar conta do banco no Imposto de Renda 2018

Gente X Poder

Apenas 60% das empresas da feira shopping são de Toledo.

Regional

São José das Palmeiras comemora 33 anos com festa

"ultrapassamos os 13 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo em 3 anos. Aqui sua propaganda, propaga - 45 9.91339499"
(Leitores)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)