Opinião

Coluna da assembleia estadual - O que os deputados discutiram

| 31/05/2017 - 22:00

Coluna da assembleia estadual - O que os deputados discutiram

Governo – O deputado Requião Filho (PMDB), primeiro orador a falar na tribuna na sessão desta terça-feira (30), na Assembléia Legislativa do Paraná (Alep), criticou recentes manifestações de parlamentares que têm destacando em Plenário investimento feito pelo Governo do Estado em várias áreas. “Mas o que vem fazendo o Governo pela Educação?”, perguntou. Em seguida ele recordou ações realizadas pelo ex-governador Roberto Requião e citou inúmeros exemplos de programas desenvolvidos naquela gestão, entre eles o da distribuição de livros didáticos, o que implantou televisores em sala de aula e o que criou as bibliotecas cidadãs. Também falou sobre programas da época que reduziram impostos e, conseqüentemente, o custo de vida dos paranaenses, enaltecendo conquistas do Governo Requião.
Governo II – Usando o espaço da Liderança do Governo, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) rebateu as alegações do deputado Requião Filho (PMDB), apresentando algumas ações bem-sucedidas do Governo Beto Richa, como o Paraná Competitivo, que atraiu mais de R$ 40 bilhões em investimentos e gerou centenas de empregos no estado. Falou também do sucesso do programa Família Paranaense, que combate à pobreza dando auxílio às famílias em vulnerabilidade. “Todo governo tem pontos positivos e negativos e temos que ter a coragem de apresentar essas ações”, disse Romanelli, convidando os demais deputados da base governista a usar semanalmente a tribuna para falar das boas ações do Governo. Usou o espaço ainda para esclarecer o deputado Plauto Miró Guimarães (DEM) sobre o programa Meta 4, inclusive entregado respostas enviadas pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e manifestando-se favoravelmente à aprovação de requerimento apresentado pelo parlamentar democrata.
Débitos – O líder da Oposição, deputado Tadeu Veneri (PT), falou sobre o projeto discutido nesta terça-feira (30) na Comissão de Finanças e Tributação, que concede remissão de débitos das companhias de desenvolvimento municipais para com o Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE), e com os ativos provenientes do processo de saneamento e privatização do Banco do Estado do Paraná, geridos pela Agência de Fomento do Paraná. Informou que fez um pedido de diligência sobre a matéria e, em seguida, apresentou questionamentos sobre a proposta, inclusive em relação à constitucionalidade da iniciativa, que é de autoria dos deputados Luiz Claudio Romanelli e Alexandre Curi, ambos do PSB.
Rodovia – O deputado Cobra Repórter (PSD) parabenizou o Governo do Estado pela duplicação da rodovia PR-445 no trecho que corta a cidade de Londrina. O deputado afirmou que essa estrada era conhecida como “rodovia da morte”, devido ao grande número de pessoas que morreram em acidentes. Disse que o próximo passo é pensar em melhorias no trecho que liga Londrina até Guaravera e depois até Mauá da Serra. Aproveitou o espaço para rebater o comparativo entre os governos Requião e Beto Richa, feito pelo deputado Requião Filho. “Ele está certo em defender o governo do pai dele. Mas a população fez o comparativo nas urnas em 2014 sobre qual era o melhor governo”.
Manifesto – O deputado Péricles de Mello (PT) destacou a reunião realizada na última segunda-feira (29), na Assembleia, e que contou com a participação de diversos parlamentares, com a finalidade de debater a campanha por convocação de eleições diretas para presidente da República. Ele também leu um manifesto elaborado pelo grupo. Informou que estão colhendo assinaturas dos deputados e convocou todos para uma nova reunião, quando retomarão o debate sobre “o agravamento da crise política”. Ele explicou que a proposta do movimento é atuar em conjunto com organizações da sociedade e preparar atos públicos aqui no estado.
Viaturas – O deputado Luis Corti (PSC) manifestou a satisfação dos prefeitos do Paraná com a atual administração estadual, fato constatado nas visitas que têm feito aos municípios, sendo 20 somente na última semana. Disse que são muitos os convênios assinados com a administração estadual, como os mais de R$ 30 milhões liberados na última segunda-feira (29). Revelou também que nos próximos dias o Governo irá entregar viaturas policiais para os 399 municípios do Paraná.
Mata Atlântica – O deputado Rasca Rodrigues (PV) usou a tribuna para manifestar seu inconformismo e tristeza com os dados revelados pelo relatório da Fundação SOS Mata Atlântica, que mostram a situação de desmatamento da Mata Atlântica, referentes ao período de 2015 a 2016. Segundo ele, o estudo aponta o desmatamento de 29.075 hectares nos 17 estados do bioma Mata Atlântica – representando aumento de 57,7% em relação ao período anterior (2014-2015), referente a 18.433 hectares. “É com muita tristeza que registramos essa situação. No Paraná o desmatamento voltou a crescer... E esse patrimônio dificilmente será recuperado”, lamentou. “Nós temos muito a avançar nas terras abertas. Por quê derrubar araucárias? ”, indagou, ao citar dados que mostram que a destruição se concentra na região das araucárias, espécie ameaçada de extinção, com apenas 3% de florestas remanescentes.
Ensino superior – O deputado Plauto Miró Guimarães (DEM) falou sobre a “Carta de Londrina”, divulgada recentemente pelas instituições de ensino superior estaduais, na qual as universidades questionam decisões do Governo do Estado, em especial a entrada no sistema Meta 4 RH-Paraná. “Estou apresentando um requerimento para esclarecer as dúvidas e os questionamentos que estão sendo feitos”, disse. Ele reiterou que as universidades estaduais se posicionaram contra essa determinação do Executivo, para a utilização do sistema Meta 4 para a gestão de recursos humanos.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Opinião'

Mensagem: Ciscopar x Gestão

Apenas 60% das empresas da feira shopping são de Toledo.

Brasil rejeita os extremismos: nem Bolsonaro nem Boulos

Uso da máquina

O lixo, os cemitérios e a dengue

Monitorados sim ou não?

A paz esteja convosco. Sou Eu mesmo!

Hospital Regional ou Municipal?

Coerência na política econômica

Assédios

Mais Destaques

AgroGazeta

Após embargo europeu, BRF em Toledo anuncia férias coletivas

Esporte

Corrida 24 Horas Torao Takada acontece neste final de semana

"ultrapassamos os 13 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo em 3 anos. Aqui sua propaganda, propaga - 45 9.91339499"
(Leitores)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)