Artigos

Quanto custa um aluno nas Universidades públicas paranaenses?

Pery shikida | 30/06/2017 - 22:20

Quanto custa um aluno nas Universidades públicas paranaenses?

Há anos faço pesquisas em estabelecimentos penitenciários pelo Brasil afora e constato veementemente que três grandes travas morais são imprescindíveis para uma pessoa migrar (ou não) para a criminalidade, quais sejam: família, religião e escola! Se este “tripé” (basilar para o equilíbrio humano) estiver fragmentado, o crime é um dos destinos para muitas dessas pessoas, sobretudo, de jovens.
Quando vejo alguns governos (cita-se o governo Beto Richa) discutindo quanto custa um aluno nas universidades, vejo uma miopia que não tem tamanho. A pergunta não deveria ser feita assim, creio... Deveria ser feita assim: quanto uma pessoa, com curso superior, pode contribuir para a sociedade? E isto, frisa-se, também é controverso. Mas me permitam divagar. Se o seu pai e/ou mãe, em um estado de saúde crítico, e um médico, formado pela nossa Unioeste, salvar a vida dele(a), quanto você estaria disposto a, monetariamente, agradecer por este ato? Este médico teve que se formar, sim, e com gastos públicos, e pessoais também! Quanto você, empresário, estaria disposto a pagar por uma salvadora consultoria econômica que tirasse sua empresa de uma situação crítica inconteste? E por aí vai...
Voltando ao assunto das minhas pesquisas na cadeia, em recente estudo feito com 171 (que número heim!) pessoas presas em um complexo penal de renome no contexto carcerário, constatei 56% dessas pessoas com ensino fundamental, 37% com ensino médio e 7% do ensino superior... Vários argumentos estão atrelados à condição desses presos (nossos estudos são públicos, sugiro sua leitura); porém, certamente não entrar para uma universidade em muito contribuiu (e contribui) para que nossos jovens migrem para atividades criminosas (do ponto de vista econômico, tráfico, roubo, furto, etc., não estou considerando aqui os crimes de homicídio, tortura, etc.)...
Então, quando você pensar quanto custa um aluno em todas as fases educacionais, e não só na universidade, lembre-se que existe outro setor (ilícito, infelizmente), ávido por cooptar este jovem, de um futuro profissional minimamente digno, isto com todos os problemas do mercado de trabalho no Brasil, para um inconsequente mundo de crimes, cujo estrago para a sociedade já remonta a 5,4% do PIB (dados do colega e pesquisador exímio, Daniel Cerqueira).
Meus caros colegas do FB, em situações de indagações equivocadas (como a de quanto custa um aluno nas Universidades públicas do Paraná?) e, pior, usando da má fé para manipular dados e o público incauto, há grupos que evidentemente ganham com isso. Outrossim, se minha mãe, Dona Dinah, com seu ensino fundamental, estivesse viva, diria: “tudo farei para que meu filho se torne um profissional formado, pois quem não investe em educação não sabe qual o custo da ignorância!” Reflitam sobre isto!
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Artigos'

A fadiga democrática

As ovelhas escutarão a minha voz e haverá um só rebanho e um só Pastor

Brasil rejeita os extremismos: nem Bolsonaro nem Boulos

A paz esteja convosco. Sou Eu mesmo!

Coerência na política econômica

Depois de três anos de austeridade fiscal, nenhum motivo para comemoração

Cúpula das Américas: uma oportunidade perdida

Felizes os que creem sem ter visto!

Com prisão de Lula e restrição do foro, políticos correm para reforçar blindagem

E depois de Lula? Depois dele, que venham também os outros

Mais Destaques

Cidade

Programa Negócio a Negócio inicia atendimento em Toledo

Economia

Fomento Paraná capta mais R$ 30 milhões para operações de microcrédito

AgroGazeta

Cientistas desenvolvem o primeiro pulverizador eletrostático que pode ser levado nas costas

Gente X Poder

As “pedaladas” do Lúcio

Estado

Paraná tem queda no preço do etanol hidratado nos postos, diz ANP

Esporte

Esgrima paranaense sagra-se campeã em Torneio Nacional

Regional

Unioeste realiza Ciclo de Debates sobre “A legitimidade do Poder Político”

Cultura

Público nos museus estaduais aumenta em 70% em sete anos

"ultrapassamos os 13 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo em 3 anos. Aqui sua propaganda, propaga - 45 9.91339499"
(Leitores)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)