Artigos

Jesus é o tesouro escondido e a pérola preciosa

| 28/07/2017 - 21:50

Jesus é o tesouro escondido e a pérola preciosa

O Evangelho deste domingo nos apresenta as últimas parábolas de São Mateus. Jesus utiliza um discurso prático, direto; seu objetivo é atingir o coração dos ouvintes, para que, ao acolher sua palavra, eles a coloquem em prática no cotidiano.
“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo”. Há um tesouro escondido, há muito tempo ignorado e enterrado em um campo, certamente para protegê-lo contra roubos: se, no entanto, foi escondido, é para ser encontrado no tempo oportuno. O agricultor que possui o campo desenterra o tesouro e, com surpresa, age como um homem prudente: esconde novamente o tesouro, vende tudo o que tem. Com o dinheiro pode comprar aquele campo, tornando-se assim também proprietário desse tesouro precioso.
O discurso de Jesus se refere ao Reino de Deus: possui uma natureza oculta, contudo exerce uma atração irresistível naqueles que querem descobri-lo. A ênfase é colocada sobre a reação de quem encontra o tesouro ou naquele que, ansiosamente, estava procurando a pérola. Jesus quer deixar claro que o reino de Deus não está facilmente ao alcance de todos, mas que todos podem encontrá-lo. É como o tesouro ou a pedra preciosa, que precisa ser encontrada. Vale a pena arriscar tudo para seguir a proposta de Jesus!
Ele dá este exemplo para nos ajudar a entender seu pensamento: quando alguém sabe onde está o tesouro, ele estará pronto a vender tudo para obtê-lo. Ele vai se desfazer de tudo que tem para possuí-lo. A renúncia radical é necessária – é o preço que deve ser pago para atingir o Reino. Quem não tem esta capacidade ou não quer arriscar, não está em condições de descobrir o Reino de Deus, porque precisa se libertar de muitas coisas e investir naquilo que é necessário para encontrar a felicidade plena. A exigência que Jesus apresenta aos seus discípulos ainda é válida hoje. A renúncia provoca alegria no lavrador porque tem consciência de que ele está ganhando o Reino. Não é uma renúncia como um fim em si mesma, mas é uma condição. Quando se descobre o bem supremo, tudo se torna supérfluo diante dele. O mesmo se dá diante da pérola preciosa. Vale a pena investir tudo para adquiri-la. A descoberta do Reino muda a vida de quem o descobre: o sinal é a alegria e a paz porque tem certeza que encontrou o essencial para viver, a verdadeira felicidade.
A fé, porém, não é fruto do esforço do homem, da sua razão, mas é um dom de Deus. Tem a sua origem na iniciativa de Deus, que nos desvenda a sua intimidade e nos convida a participar da sua própria vida divina. A fé supõe uma relação pessoal com Ele, a adesão de toda a pessoa, com a sua inteligência, vontade e sentimentos.
Ser cristão é arriscar-se na certeza que vamos encontrar a verdadeira felicidade que está em Deus. Certamente deveremos passar por dificuldades, desconforto, incompreensões. Ser cristão é optar por Cristo e pelo seu estilo de vida, que pode nos levar à cruz. Contudo, não ficaremos desamparados nem abandonados. Deus cuida de nós.
Dom João Carlos Seneme, css
Bispo de Toledo
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Artigos'

Brasil rejeita os extremismos: nem Bolsonaro nem Boulos

A paz esteja convosco. Sou Eu mesmo!

Coerência na política econômica

Depois de três anos de austeridade fiscal, nenhum motivo para comemoração

Cúpula das Américas: uma oportunidade perdida

Felizes os que creem sem ter visto!

Com prisão de Lula e restrição do foro, políticos correm para reforçar blindagem

E depois de Lula? Depois dele, que venham também os outros

O Brasil está à beira de um ataque de loucura?

Ou renasce das cinzas ou volta do coma

Mais Destaques

Estado

Mesmo vaga, vice-governadoria consumirá R$ 50 mil por mês em comissionados

Regional

São José das Palmeiras comemora 33 anos com festa

Economia

Como declarar conta do banco no Imposto de Renda 2018

Geral

Conta de luz aumentará com venda da Eletrobrás, dizem especialistas

Opinião

Mensagem: Ciscopar x Gestão

Cidade

Marina Elali apresenta-se no Teatro nesta sexta e anuncia desejo de ser mãe

Gente X Poder

Apenas 60% das empresas da feira shopping são de Toledo.

"ultrapassamos os 13 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo em 3 anos. Aqui sua propaganda, propaga - 45 9.91339499"
(Leitores)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)