Moda

Por que nos explicamos tanto com os outros? 

| 08/12/2017 - 21:10

Por que nos explicamos tanto com os outros? 

“Você nunca sabe a força que tem, até que a sua única alternativa é ser forte. “Johnny Depp
Já percebeu que, quando conversamos com alguém, muitas vezes acabamos nos justificando através de um discurso montado com base nas explicações do porquê fizemos ou não aquilo que estamos falando? À primeira vista pode parecer banal esclarecer os nossos motivos, mas em muitos momentos essas explicações além de desnecessárias, não interessam minimamente ao nosso interlocutor.
Mas se o outro não pediu explicação e não está interessado nela, por que temos esse hábito?
Inicialmente pode parecer que o fazemos por insegurança ou ainda para nos sentirmos mais tranquilos devido ao fato da opinião e aprovação do outro serem importante para nós. Por trás do hábito de se justificar constantemente, no entanto, pode haver outros fatores envolvidos. Os principais são:
Medo da rejeição / necessidade de aprovação: Por incrível que pareça, o medo da rejeição é um dos motivos principais de nos justificarmos tanto. Somos bem recebidos quando concordamos e por isso, existe o medo de sermos rejeitados ao expor nossa opinião quando ela é contraria ao que seria esperado pelo outro.
Baixa autoestima / falta de confiança: Geralmente uma pessoa que não confia em si mesma tem dificuldade de expressar qualquer opinião ou decisão sem a necessidade de se explicar. Ela não acredita em si mesma, nas suas ideias e tem medo de entrar em confronto e também de rejeição.
Corresponder à expectativa: Outro tipo de perfil que se explica bastante é o das pessoas que vivem ou cresceram sob expectativas muito altas e sentem essa necessidade por se sentirem sob pressão. Por exemplo, as pessoas às quais não é permitido errar, se explicam no acerto para tentar mostrar que não são tão boas assim e no erro, para serem aceitas.
Insegurança: É difícil nos colocarmos, defender nosso ponto de vista e opinião quando não nos sentimos seguros com nós mesmos e com nossos ideais. Uma pessoa insegura se justifica bastante porque quer que o outro confirme para ela mesma que ela está certa.
Preocupação com a imagem pessoal: Para os narcisistas, que são muito preocupados com a sua imagem perante os outros, as justificativas fazem parte da sua forma de falar. O seu discurso é muito pensado e justificado, para que ele agrade sempre seu ouvinte e mantenha a sua imagem perante esse.
Para evitar uma situação constrangedora: Ter que recusar um convite pode ser uma situação constrangedora, na qual dependendo do tipo de relação e do grau de intimidade, pode ser muito difícil ter que dar a nossa resposta sem a necessidade de justifica-la. Outra situação constrangedora é com colegas e chefes no ambiente de trabalho.
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Moda'

Sexcoach especializada em relacionamento e sexualidade dá algumas dicas importantes

Vaneila Cristina Rauber a maquiadora

Mais Destaques

Economia

Déficit da Previdência equivale a 2,8% do PIB

Gente X Poder

Três perguntas aos gestores de Toledo, se é que podem me responder?

Esporte

Toledo foi melhor e fez seu papel de vencer o “clássico da soja” em casa.

Geral

Cármen Lúcia suspendeu temporariamente posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho

Cultura

Os livros trazem boas notícias para a cultura

AgroGazeta

Chuvas trazem atraso na colheita, ferrugem e perda de produtividade

Cidade

Professor paranaense concorre ao “Oscar” da categoria, em Dubai

"Dirigiu bêbado e foi pego, ANOTE AI: é crime sem fiança! A pena mínima é de CINCO ANOS de reclusão, perde a careteira de motorista definitivamente e essa pena NÃO se pode converter mais em prestação de serviços, ou seja, vai ficar PRESO! "
(Governo Federal)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)