Editorial

Um ano de conquistas apontando para grandes perspectivas

| 31/12/2013 - 00:00

O ano de 2013 chega ao seu final em Toledo com muitas realizações a serem comemoradas, além de diversas etapas superadas em metas que veem sendo buscadas e ainda desafios que se definiram a partir do que foi alcançado ao longo destes doze meses.
Entre as metas atingidas certamente está a sinalização favorável ao curso de Medicina por parte da Universidade Federal do Paraná, que mostrou disposição de somar-se neste projeto e vem reforçar uma série de investimentos feitos na área de saúde ao longo dos últimos anos.
Esta manifestação integra projetos da instituição, do governo federal e da região que se revelam complementares e inclusive abre caminho para que outros se somem futuramente, como já começa a ser sinalizado por instituições que acompanham esta luta há tempos e agora sentem a conjunção de forças necessária para viabilizar a proposta. Se o anúncio representou uma conquista enquanto etapa de uma luta já histórica também significa o surgimento de novos desafios a serem vencidos no sentido de concretizar o amplo projeto, que exige vários investimentos e esforços até sua plena concretização.
Além desta, porém, Toledo também tem a comemorar a conquista da futura fábrica de medicamentos genéricos de exportação aos EUA, da Prati-Donaduzzi, que lança o setor num novo momento e gera 500 novos empregos, além da perspectiva de implantação de um novo frigorífico de peixes da Gomes da Costa, novos cursos superiores nas instituições locais e doutorados na Unioeste e os investimentos do Senai e UTFPR na área técnica e tecnológica, entre outros.
Na área de infraestrutura o futuro aeroporto, a possibilidade de um terminal ferroviário e a duplicação da BR-163 também vêm somar-se e dar formas palpáveis ao desenvolvimento que se percebe nas ruas e estradas do interior asfaltadas, na cidade limpa e organizada e nos debates e discussões apontando para soluções em áreas como lixo reciclável, preservação do solo e água e outras.
Toledo sempre esteve à frente no debate e na busca de soluções para os desafios do campo e da cidade e esta postura rendeu a realidade que temos hoje e também as perspectivas para o futuro. No novo ano que está por vir esta postura deve ser mantida e valorizada, pois da troca de ideias surgem soluções melhores e aí estão os 67 anos de Toledo para provar isso.
Esta Gazeta de Toledo veio somar-se para aproximar problemas e soluções, levantamento de desafios e propostas definidoras, discussões e conclusões, viabilizando o debate construtivo, a discussão produtiva e a troca que soma para todos através da visão aberta para grandes soluções vindas de boas discussões dos problemas gerais. Que no próximo ano saibamos trilhar este caminho e colher os bons frutos existentes ao longo de seu traçado. Um feliz 2014!
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Editorial'

Meu ponto de vista sobre o aumento do IPTU em Toledo.

Mais Destaques

Gente X Poder

Elogios para atendimento na UPA

Esporte

Paraná Clube vai enfrentar um adversário em crise

Regional

Prefeitura de Marechal Rondon abre inscrições para Teste Seletivo Simplificado

AgroGazeta

Agricultura coroada de êxitos e de ciência

Política

PP é um dos partidos mais investigados na Lava Jato

Estado

Ricardo Soavinski é inidicado para a Sanepar

Geral

Acordos da CGU podem devolver R$ 10 bilhões aos cofres públicos

Cultura

Toledo recebe hoje Projeto Integrado de Música e Dança

"ultrapassamos os 13 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo em 3 anos. Aqui sua propaganda, propaga - 45 9.91339499"
(Leitores)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)