Moda

Como Parar de Comer em Excesso

| 15/12/2017 - 21:05

Como Parar de Comer em Excesso

Pessoas que comem excessivamente e com muita frequência podem ganhar muito peso, aumentando a chance de sofrerem com doenças crônicas relacionadas ao sobrepeso ou obesidade. Colocar um ponto final em atitudes que o prejudiquem é uma tarefa complicada e que requer dedicação e comprometimento. Mesmo sendo desafiante, não é impossível parar de se alimentar mais do que o necessário. Existem alguns métodos simples para auxiliá-lo a mudar de comportamento e acabar com este hábito de uma vez por todas.
Use pratos menores quando comer em casa. Ao fazer isso, será possível controlar melhor as porções, não comendo mais que o necessário.
Geralmente, os pratos de sobremesa ou de entrada são menores, evitando que as porções principais sejam muito grandes.
Alguns estudos mostram que até a cor dos pratos interfere na capacidade da pessoa se sentir mais satisfeita, mesmo comendo menos. Se puder, use pratos azuis para consumir porções menores nas refeições.
Retire as panelas e travessas da mesa enquanto estiver comendo. Sirva-se e vá sentar longe das panelas com os alimentos. Sempre que houver panelas e travessas com alimentos perto das pessoas que estão comendo, a chance de comerem mais aumenta devido à proximidade. Ao ficarem em um balcão separado ou no fogão da cozinha, a tentação de pegar um pouco mais de comida será menor.
Deixe todos os alimentos na cozinha e não na mesa de jantar.
Outra boa opção é guardar a comida das panelas antes de sentar para fazer a refeição na mesa. Dessa forma, não há como pegar mais um pouco ao levar os pratos para a cozinha.
Coma apenas quando sentir fome. Ao alimentar-se por hábito e não por necessidade, você acabará dando mais do que o organismo realmente precisa.
Aprenda a identificar o que significa de verdade a fome física. Muitos indivíduos se alimentam por várias razões que não a fome; é muito útil descobrir o que ela realmente significa.
Sensações típicas de fome física são: “dor da fome”, uma sensação de vazio, leve tontura ou dor de cabeça, queimação estomacal e irritabilidade.
Quando um indivíduo não possui nenhum destes sintomas, ele está comendo por outra razão, como por estar entediado ou devido ao estresse. Tente não comer ou petiscar nada, esperando até que a fome realmente “bata” com força.
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