Variedades e Gente

Dicas de hidratação e proteção completa para o verão

| 27/12/2017 - 21:35

Dicas de hidratação e proteção completa para o verão

Com uma rotina simples, usando os produtos certos, você garante uma pele muito mais saudável
A importância de se manter a pele limpa, hidratada e protegida dos raios UV e da luz visível vai muito além da estética. Essa rotina de cuidados simples com a pele precisa ser diária e reforçada principalmente com a chegada do verão, quando aumentam as atividades ao ar livre e a exposição ao sol e às altas temperaturas. Com isso, a pele fica mais sensibilizada e desidratada.
“A solução para garantir uma pele saudável está em seguir uma rotina básica de cuidados diários, com produtos específicos e de acordo com cada tipo de pele. Além disso, é fundamental manter a pele bem hidratada, ingerindo quantidade suficiente de água e usando hidratantes apropriados. Bons níveis de água na pele permitem combater e desacelerar grande parte dos processos fisiológicos que enfraquecem nossa pele, como a degradação do colágeno e da elastina, que leva ao aparecimento de rugas, e perda da elasticidade”, afirma a dermatologista Juliana Zimbres, especialista em cosmiatria.
A dermatologista dá algumas dicas para quem deseja manter a pele linda durante o verão:
PASSO 1 – LIMPEZA DIÁRIA
Ela é essencial para reduzir a oleosidade que se torna mais frequente no verão. Lembre-se, os diferentes tipos de pele, inclusive a oleosa, também podem ser sensíveis. Por isso, prefira produtos que combinem eficácia com suavidade, evitando a sensação de ‘repuxamento’ da pele, que não é saudável.
O ideal é usar produtos suaves que removam impurezas e resíduos sem irritar a pele, mantendo sua hidratação natural. Essa dica também vale para o corpo, que pode ficar mais ressecado neste período de praia, piscina e sol.
PASSO 2 – FOTOPROTEÇÃO
Apesar do fotoprotetor ser um item indispensável durante o ano todo, no verão é necessário um cuidado redobrado com a proteção da pele. A maior incidência das radiações solares (UVA e UVB), mas também da infravermelha, presente em tudo que produz calor (como secador de cabelo e chapinha), e ainda, da luz visível, emitida por lâmpadas e tela de smartphones e tablets, podem provocar queimaduras, envelhecimento precoce, aparecimento de manchas, e ainda,
causar câncer de pele.
Para prevenir todos esses efeitos, use diariamente um protetor solar com FPS de no mínimo 30, e não apenas quando for à praia. Não se esqueça de reaplicar o protetor solar durante o dia, a fim de assegurar sua eficácia.
PASSO 3 – HIDRATAÇÃO DE DENTRO PARA FORA E DE FORA PARA DENTRO
Você sabia que 60% do nosso corpo é composto pela água? Sabia também que dentre todos os órgãos do corpo que necessitam de hidratação, o maior deles é a pele? Ela possui uma cobertura hidrolipídica formada por água e ácidos graxos, que funciona como um hidratante natural, protegendo-a da evaporação excessiva de água e funcionando como uma barreira protetora. Além disso, a água ajuda a eliminar as toxinas de todo o organismo, sendo essencial para a manutenção de uma pele bonita e saudável. Por isso, beba bastante água durante o dia, para hidratar seu corpo e sua pele!
Para complementar os cuidados com a pele no verão, é muito, mas muito importante usar hidratantes após a exposição ao sol e à agua do mar e piscinas, que tendem a deixá-la mais ressecada, comprometendo a proteção de sua barreira natural.
Não é qualquer produto que proporciona uma hidratação profunda e prolongada, pelo contrário, os hidratantes mais comuns possuem formulação simples, focada principalmente na fragrância, ao invés da hidratação da pele.
Para proporcionar uma hidratação profunda é necessário que o produto contenha ingredientes que façam as três ações fundamentais:
* AÇÃO UMECTANTE: responsável por atrair a água do ambiente externo para a pele
* AÇÃO EMOLIENTE: promove flexibilidade e maciez da pele
* AÇÃO OCLUSIVA: cria uma barreira na pele para reduzir a perda de água
Recomenda-se, ainda, o uso de produtos não comedogênicos, que não entopem os poros, e hipoalergênicos, que minimizam o possível surgimento de alergias. Portanto, ao escolher seu hidratante, atente-se à sua formulação, e busque sempre a recomendação de seu dermatologista para encontrar o produto mais adequado para seu tipo de pele. Para melhores resultados, é recomendado:
* Usar o hidratante logo após o banho, de preferência ainda no banheiro. O vapor da água quente do banho ajuda na penetração do creme na pele.
* Aplicar o hidratante fazendo movimentos circulares para penetrar mais facilmente na pele.
SOBRE JULIANA ZIMBRES
Médica dermatologista formada pela Universidade de São Paulo. Possui Título de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). É membro titular da SBD e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Possui especialização em Cosmiatria e em Tricologia pela Universidade de São Paulo.

Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Variedades e Gente'

Material escolar também pode estimular a criatividade e organização nos estudos

Meditação ganha, enfim, aval científico

A importância de fazer a avaliação física antes de iniciar um programa de exercícios

Cáries: precisamos falar dessa questão de saúde pública

Compostagem doméstica: fácil e sustentável

Equipes de alta performance são diferencial para empresas e empresários

Praias de Cananéia: como aproveitar o verão nesse paraíso ecológico 

Dicas para as tendências outono inverno 2018.

Seu ano não vai ser novo, se você continuar com os velhos pensamentos e atitudes!

SÓ POR HOJE!

Mais Destaques

Cidade

Municípios receberão R$ 6,6 bi da participação no ICMS em 2018

Segurança

BPFron apreende 35 pistolas, 51 carregadores e oito mil munições

Geral

Prosperidade de bilionários impulsiona grande desigualdade global

Cultura

Dia de festa para um dos grandes violonistas do país

Gente X Poder

Das três perguntas feitas á administração* de Toledo e que ainda estão sem respostas, vamos engrossa

Esporte

Toledo enfrenta o Foz hoje

Política

Porto Alegre vive clima de apreensão com julgamento de Lula

AgroGazeta

Matéria prima com origem gera alimentos com qualidade

"Dirigiu bêbado e foi pego, ANOTE AI: é crime sem fiança! A pena mínima é de CINCO ANOS de reclusão, perde a careteira de motorista definitivamente e essa pena NÃO se pode converter mais em prestação de serviços, ou seja, vai ficar PRESO! "
(Governo Federal)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)