Cultura

O ano termina com muitos dividendos para nossa cultura

| 29/12/2017 - 21:30

O ano termina com muitos dividendos para nossa cultura

Chegamos à última edição de nossa página da Cultura veiculada diariamente nesse espaço. O tempo naturalmente passa em algum momento os períodos hão de terminar, sejam dias, semanas, meses ou anos. Encerramos uma época marcada e acompanhada pelo calendário, que não foi, porém, um ciclo qualquer. O ano de 2017 deixou marcas muito importantes para a cultura no país e, em especial, aqui em Toledo.
Boa parte do que aconteceu no período que se finda nas próximas horas, foi acompanhado de perto pela Gazeta de Toledo, que passou a contar desde o início do ano um Colunista de Cultura, responsável por acompanhar, analisar e difundir conteúdos pertinentes ao universo cultural, envolvendo sua produção, gestão e políticas públicas.
Ao lado dos personagens que protagonizaram as notícias deste meio, juntamente com os leitores a quem essa página manteve informados, formamos um coletivo que presenciou muitas ações culturais realizadas em Toledo. Nossa cidade tem fartura de riqueza cultural e, como já descrito em edições anteriores, possui um caráter insólito por seus feitos, algumas vezes pioneiros e suntuosos. É nossa a primeira Casa da Cultura do Paraná (e segunda do Brasil), o segundo maior Teatro público do estado (em espaço e área construída), o primeiro CEU das Artes inaugurado no país e o único Museu do interior paranaense cujo prédio fora construído para tal finalidade (todos os demais estão instalados em prédios improvisados ou adaptados para abrigá-los). Poderíamos recorrer aos diversos exemplos que aqui encontramos, para ilustrar o exponencial cultural que possuímos, citando entre outros, nossos Centros de Tradições Gaúchas, a APITO (Associação dos Pioneiros de Toledo), os Centros Culturais (Oscar Silva e Ondy Hélio Niederauer), o Clube da Poesia, a Academia de Letras de Toledo e nossos Patrimônios Culturais (são sete tombados como bens culturais materiais, imateriais e naturais). Entretanto, na última matéria do ano, gostaria de discorrer brevemente sobre os fatos que marcaram 2017.
Agentes culturais dos diversos segmentos que aqui se manifestam foram contemplados pelas ações decorrentes do poder público, que iniciou o ano com uma nova equipe assumindo a Secretaria Municipal de Cultura. Os atuais gestores têm preservado as tradições que há tempos vem se consolidando como tradição em Toledo, e souberam manter os principais atrativos consagrados em Toledo. A 9ª Semana Farroupilha, por exemplo, demonstrou a amplitude do evento, que a cada ano cresce e, que em 2017, foi pela terceira vez consecutiva o maior do Paraná.
O Festival da Música Gospel chegou foi realizado pela 10ª vez e, apesar da qualidade das edições anteriores, surpreendeu pela apresentação dos intérpretes, sobretudo das crianças. Outro festival que chamou atenção por sua qualidade e pelo desempenho dos calouros foi o tradicional FESTIN, realizado em julho pela 42ª vez. Ainda em torno das celebrações musicais, vimos acontecer em Toledo a grande final do maior festival de música do estado, o 12º FERMOP – Festival Regional de Música do Oeste do Paraná.
No campo literário tivemos mais de 20 livros lançados em Toledo por escritores locais, além da realização quatro eventos literários anunciados em nossas páginas: a Feira do Livro Espírita, a FLIN (Festa Literária do Incomar), a Semana Literária e Feira do Livro do SESC, e o Circão do Livro e da Cultura (montado durante a Virada Cultural). Por falar em circo, sediamos em Toledo um dos maiores eventos circenses do país, a XI Mostra de Circo Social, que aconteceu simultaneamente com o IV Festival Nacional de Circo, reunindo na cidade dezenas de trupes e circos oriundos de vários pontos do país.
Ainda tivemos o pioneiro “Jazz em Casa”, festival que pela primeira vez foi organizado artistas locais e levou ao público presente muita música instrumental, contemplada pelo Jazz, Blues e MPB. A música também esteve presente no aniversário de 18 anos do Teatro Municipal, marcado por um conjunto de apresentações que envolveu outras linguagens artísticas, como a dança e as artes circenses. Na mesma data em que celebrávamos a “maioridade” de nosso Teatro, eram anunciados no entorno do Lago Municipal, os vídeos selecionados para concorrer às premiações do 4º Curta Toledo (Festival de Curta Metragens), que também se tornou evento tradicional entre nós.
Outra boa notícia que levamos aos nossos leitores, foi a demonstração de união entre os bailarinos, professores e demais profissionais de dança, que criaram um coletivo para valorizá-la e promovê-la no município, através do Fórum de Dança de Toledo. Uma das principais atuações do Fórum, foi o auxílio prestado à Secretaria de Cultura no planejamento e execução da 3ª Mostra de Dança de Toledo, evento reuniu, ao longo de uma semana, mais de 10 escolas e grupos de dança, que participaram de oficinas e apresentações.
No início desse mês tivemos a promoção do trabalho de diversos artistas, ocorrida durante a 7ª Virada Cultural de Toledo, organizada pela prefeitura, com o apoio de coletivos e entidades, que fizeram as artes serem consagradas durante mais de 24 horas ininterruptas. O objetivo maior do evento foi a democratização do acesso a cultura entre a população, feita de maneira descentralizada durante as ações que ocorreram simultaneamente no Parque Ecológico Diva Paim Barth, no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann e no Museu Histórico Willy Barth.
Para finalizar, registramos a importância da realização da IV Conferência Municipal de Cultura, que levantou e debateu os principais elementos necessários para a elaboração e efetivação de políticas públicas em Toledo.
Esse um ano que rendeu muitos dividendos para a cultura local, graças aos apoiadores, parceiros e fazedores de cultura no município. Esperamos que 2018 seja um ano frutífero para o segmento cultural, tal qual foi o ano que termina. Continuaremos informando a população sobre tudo o que acontece na cultura de Toledo.
Fernando Baldi Braga
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Toledo receberá Projeto Integrado de Música e Dança

Árvorere, o manifesto cênico do TUCCA será apresentado em Toledo

CEU das Artes promove Slam Poesia

Balaio de histórias promove oficina nesse sábado no Sesc

“Balaio de histórias” começa hoje no Sesc Toledo

“Um tom para Jobim” neste sábado no Centro Cultural Gilberto Mayer

Em defesa da profissão de artista, ministro vai ao STF

Acit entrega doações à Secretaria Municipal de Cultura

‘‘Hoje é Dia de Rock’’ será apresentado em Toledo

Feira do Artesanato de Toledo será neste sábado

Mais Destaques
"ultrapassamos os 13 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo em 3 anos. Aqui sua propaganda, propaga - 45 9.91339499"
(Leitores)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)