Gente X Poder

Professores municipais; somente aumento de “alunos” em salas

| 02/01/2018 - 18:30

Toledo sempre se destacou como uma cidade que se preocupa com o social e essas iniciativas seguem revelando bons exemplos. O Rotary Toledo Integração, dentro do projeto dos lacres de latinhas, em nível mundial, é um dos clubes de serviços que abraçou a causa através de suas ex- presidências, mas, essa coluna destaca aqui o profissional do ramo de seguros Valdir Eckestein pela sua persistência e atuação na conscientização da população de que, um “lacre” de uma latinha de cerveja, refrigerantes e outros, podem render ajuda humanitária há muitas pessoas necessitadas.
Bons exemplos I
Essa moeda de solidariedade provinda do lixo tornou-se uma rotina na vida de alguns cidadãos conscientes, pois eles sabem, que essas atitudes ao recolherem do meio ambiente essas tampinhas plásticas, de metal, alumínio ou rolhas serão transformadas em ações sociais para aquisição de cadeiras de rodas, próteses, entre outras para a população que necessita. No dia 1º de janeiro, encontramos dois bons exemplos no nosso lago.
Bons exemplos II
Depois do show da virada de ano, em Toledo, esse colunista avistou, dois senhores no meio de tanto “lixo” jogado no Lago Diva Pain Barth, um “catando latinhas” e outro, “rolhas e tampas plásticas”. Para Eliel, catador de latas, até às 09h já tinha juntado cerca de 50 kg de latinhas, ou seja, perto de 3 mil unidades e que será, segundo ele, transformado em dinheiro para o alimento de sua família. Para o Sr. José Bugalhos, sua missão era outra, a de juntar tampas para levar ao programa de rádio do Edio Rosseto, segundo ele, para que sejam encaminhadas a um projeto social de próteses dentárias
Dinheiro para o AR do HPSR
A cada manifestação pública do secretário de saúde Thiago Stefanello, faz questão de relatar que, um dos problemas do Hospital Regional seriam a “climatização”, ou seja, a falta. “Algumas partes físicas não têm como inaugurar sem que haja refrigeração e em outras dependências, esse detalhe pode até esperar”, disse ele em entrevista a Rádio Integração. Com base em uma resolução, fizeram a transferência de R$ 3.913.682,48 (Três milhões, novecentos e treze mil, seiscentos e oitenta e dois reais e quarenta e oito centavos) para aquisição do Sistema Geral de Climatização e demais equipamentos para o Hospital Regional de Toledo – Pr, conforme planilha em anexo . http://www.gazetatoledo.com.br/ckfinder/files/Orgao_Oficial_Ed1915_02012018.pdf
Professores; somente aumento de “alunos” em salas
Analisando o cenário educacional da cidade de Toledo, fazendo um paralelo dos últimos anos, é perceptível que em 2017 a educação sobreviveu à duras penas. Para a secretária Janice Salvador que assumiu de forma colaborativa ao grupo, não pode fazer mais do que sua pasta dispunha, pois, sabia que não seria de fácil missão e que enfrentaria muitos reveses até mesmo por que se via que, sua intenção era de ficar no cargo que o povo lhe escolheu, ou seja, vereadora.
Professores; somente aumento de “alunos” em salas I
Antes mesmo do início do ano letivo, o prefeito Lúcio de Marchi, já sugeria que o trabalho dos profissionais da educação, fosse voluntário, desvalorizando e desrespeitando toda categoria. Em fevereiro, na abertura do ano letivo, firmou-se o compromisso das sete horas atividades, sendo que essas horas, ainda não cumpriam com o que é de direito, 33,33%. O que se observa é que na educação hoje, o grande problema é pagar o piso salarial. Já existia em 2016 uma defasagem de 18% e hoje, fecha com 22%, dados da última avaliação do plano municipal de educação.
Professores; somente aumento de “alunos” em salas II
Outra realidade foi a das 7 horas atividades, que não atingiu muitos espaços educacionais, principalmente os Centros Municipais de Educação Infantil. Ainda em 2017 a educação de Toledo sofreu com a falta de profissionais para cobrirem atestados e licenças, precisando tirar direitos dos alunos/as, que ficaram sem aulas de disciplinas complementares, ou atendimento psícopedagógicos por vezes, sobrecarregando coordenações e direções dos espaços educacionais. Em tempos idos, esse município oferecia aos alunos materiais de ótima qualidade, “Faber Castell”, nesse ano, algumas escolas precisaram usar de outros recursos para comprarem papel higiênico, folha sulfite, material de limpeza, entre outros.
Professores; somente aumento de “alunos” em salas II
Como foi o caso da diretora que fez uma feirinha para vender produtos “importados” para poderem organizar uma festa e com isso arrecadar fundos para a “manutenção” da escola do jardim Europa/ adjacências, matéria essa que esse jornal divulgou na época. As coordenações de área da Secretaria da Educação, além da formação em serviço, ofereciam formação fora do horário, nas áreas de Diversidade, Ensino Religioso, Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Educação Infantil e no último ano nada disso aconteceu como, por exemplo, os 3 Fóruns da Diversidade e Educação, compromisso firmado no Fórum Estadual de Educação e Diversidade, infelizmente em 2017, não tivemos a reedição. ( continua amanhã).
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Gente X Poder'

O sumiço dos meus “urubus” e o IML

Elogios para atendimento na UPA

As “pedaladas” do Lúcio

Olinda Fiorentin foi sondada para ser candidata a deputada

Apenas 60% das empresas da feira shopping são de Toledo.

Uso da máquina

O lixo, os cemitérios e a dengue

Monitorados sim ou não?

Hospital Regional ou Municipal?

Assédios

Mais Destaques

AgroGazeta

MPF quer proibir transgênicos resistentes ao glifosato

Variedades e Gente

Lançamento do Junho Verde

Política

Maia ameaça cortar salário de deputados em obstrução

Estado

Paraná é terceiro estado que mais cadastra doadores de medula

Cidade

Engenharia recupera edifício interditado em Toledo

Regional

Mel torna-se produto principal em curso de receitas saudáveis no Oeste do Paraná

"ultrapassamos os 13 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo em 3 anos. Aqui sua propaganda, propaga - 45 9.91339499"
(Leitores)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)