Cultura

O ano promete muitas ações na cultura local

| 02/01/2018 - 20:20

O ano promete muitas ações na cultura local

Com um movimentado ano, como foi 2017 na área cultural da cidade, podemos esperar que pelos próximos 12 meses a produção, circulação e consumo de bens e serviços culturais em Toledo sigam no mesmo ritmo. Na última edição de dezembro, fizemos um breve relato do que se passou no município no tocante à gestão e políticas públicas voltadas à cultura, e recordamos algumas das ações promovidas pelos produtores, artistas e agentes culturais locais. Os empreendedores e fazedores de cultura são importantes não só para o cenário cultural que temos, mas também são grandes parceiros do poder público, já que os primeiros produzem e o segundo fomenta atividades do meio.
Ambos estarão interagindo ao longo do ano para levar ao público mais atrações. Porém, além do impulsionar algumas atividades já tradicionais, como os trabalhos realizados na Casa da Cultura, no CEU das Artes, no Museu Histórico e no Teatro Municipal, entre outros espaços, a Secretaria Municipal de Cultura terá que desenvolver ações em outras frentes de trabalho, como nas políticas culturais. Já no primeiro bimestre, tomarão posse os novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais – CMPC –, que serão responsáveis pela elaboração dos princípios que deverão reger a cultura em Toledo nos próximos anos.
O CMPC é dividido entre membros governamentais (indicados pelo poder público) e não-governamentais (eleitos e aclamados durante a IV Conferência de Cultura realizada no ano passado). Eles deverão reunir-se mensalmente e definir em conjunto quais serão as diretrizes que o poder municipal deverá traçar para atender as demandas de cada segmento representado no Conselho. Como Toledo possui grande riqueza cultural e vastas manifestações artístico-culturais muitos segmentos estão representados no órgão colegiado: Artesãos, Artes Plásticas, Música, Teatro, Dança, Circo, Literatura e Gastronomia, entre outros.
Uma das mais relevantes contribuições que os membros que comporão o CMPC durante o biênio 2018-2019 darão à cidade, será a elaboração do Plano Municipal de Cultura, documento que deverá estabelecer e implementar as políticas públicas destinadas à valorização e proteção da diversidade cultural de Toledo, bem como seu acesso e fruição.
Outra novidade que poderemos ter nesse ano, diz respeito à mudança do horário de funcionamento do Museu Histórico Willy Barth nos finais de semana. Muitas pessoas não têm a oportunidade de visitar o equipamento cultural durante a semana, já que seu funcionamento coincide com o horário comercial, quando a população está trabalhando. Pensando em promover o acesso dos moradores às dependências do Museu, para passear, estudar e conhecer as exposições que ele frequentemente recebe, foi estabelecido no ano passado que no primeiro sábado de cada mês suas portas estariam abertas para receber o público no período da tarde. Essa abertura aos sábados, entretanto, poderá sofrer alterações e talvez nosso Museu passe a abrir no domingo.
Para que nossos leitores não percam a oportunidade de participar ou matricular seus filhos nos cursos oferecidos pela Secretaria da Cultura, voltamos a relembrar o período de matrícula para as aulas oferecidas na Casa da Cultura. De 23 a 27 de janeiro os interessados poderão se inscrever nos seguintes cursos: Violão Popular, Guitarra, Violão Clássico, Viola Clássico, Musicalização, Técnica Vocal, Contrabaixo, Bateria, Introdução ao Desenho, Pintura em Tela, Teoria Musical, Clarinete, Saxofone, Flauta Transversal, Teatro, Teclado, Violino e Violoncelo.
As aulas se iniciam no dia 06 de fevereiro e são gratuitas. No caso dos cursos voltados para o aprendizado de algum instrumento musical, o aluno deverá possuir um para levar ao curso. Mais informações podem ser obtidas na Casa da Cultura pelos telefones 3252-2833/3055-8712/3055-8713.
Ainda teremos nesse ano muitas outras atividades promovidas pelos CTGs “Chama Crioula” e “Estância da Liberdade”, pelo Clube da Poesia e Academia de Letras de Toledo, e pelo Circo da Alegria e Circo Ático, além de outras entidades que desenvolvem ações na área cultural em Toledo.
Que esse seja um ano muito produtivo para os artistas e agentes culturais da cidade!
Fernando Baldi Braga
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Público nos museus estaduais aumenta em 70% em sete anos

Toledo receberá Projeto Integrado de Música e Dança

Árvorere, o manifesto cênico do TUCCA será apresentado em Toledo

CEU das Artes promove Slam Poesia

Balaio de histórias promove oficina nesse sábado no Sesc

“Balaio de histórias” começa hoje no Sesc Toledo

“Um tom para Jobim” neste sábado no Centro Cultural Gilberto Mayer

Em defesa da profissão de artista, ministro vai ao STF

Acit entrega doações à Secretaria Municipal de Cultura

‘‘Hoje é Dia de Rock’’ será apresentado em Toledo

Mais Destaques

Economia

Fomento Paraná capta mais R$ 30 milhões para operações de microcrédito

Esporte

Esgrima paranaense sagra-se campeã em Torneio Nacional

AgroGazeta

Cientistas desenvolvem o primeiro pulverizador eletrostático que pode ser levado nas costas

Estado

Paraná tem queda no preço do etanol hidratado nos postos, diz ANP

Gente X Poder

As “pedaladas” do Lúcio

Geral

Quedas com diferença de nível são a segunda principal causa de acidentes fatais no trabalho

Regional

Unioeste realiza Ciclo de Debates sobre “A legitimidade do Poder Político”

Cidade

Programa Negócio a Negócio inicia atendimento em Toledo

"ultrapassamos os 13 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo em 3 anos. Aqui sua propaganda, propaga - 45 9.91339499"
(Leitores)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)