Variedades e Gente

Material escolar também pode estimular a criatividade e organização nos estudos

| 23/01/2018 - 20:45

Material escolar também pode estimular a criatividade e organização nos estudos

Mães, pais, crianças: foi dada a largada rumo a um dos períodos mais amados pela garotada! Na “volta às aulas”, um universo lúdico e estimulante toma conta dos desejos dos pequenos. A lista de material escolar, mais do que uma relação de itens de papelaria, é uma possibilidade de deixar os estudos mais práticos, divertidos e cheios de inspiração. Esse é um mercado que cresce cada vez mais e que oferece produtos muito mais criativos e funcionais do que antigamente.
Para as crianças, as cores, formatos e texturas ajudam na assimilação do conteúdo escolar. “É a partir da relação com materiais sensório-motores que a criança apreende o conteúdo de maneira significativa e divertida. Esses recursos já são inseridos na primeira infância (2/3 anos). Quanto mais a criança convive com esses elementos, mais natural é o processo de aquisição de conhecimento e tudo vira uma grande festa. Se utilizamos papel camurça para a confecção de um número, por exemplo, e a mãe possui uma roupa de
textura parecida, a criança pode olhar e dizer: ‘na minha escola o número 1 é assim’. A não utilização de um material adequado não impede a construção do conhecimento, o processo só pode se tornar mais vagaroso e, com certeza, menos divertido e interessante”, explica a pedagoga Raquel Pratti.
E se engana quem pensa que o estilo do material interfere apenas na infância. “Existem recursos organizacionais para tentar ‘por ordem’ no caos da vida adulta. O que acontece é que a mente adulta já possui vícios e comportamentos que são mais difíceis de ressignificar, por isso, muitas vezes, as pessoas não se adaptam ao modelo que impõe. Alguns utilizam as agendas clássicas, pretas e sóbrias, mas outras possuem uma necessidade de algo colorido, bonito, que chame a atenção. Por isso, os planners ajudam bastante”, comenta
a pedagoga.
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Variedades e Gente'

Alimentos com um formato parecido com os órgãos que beneficiam

Studio de Beleza Rosa Bella inaugura em Toledo

Toda mulher é uma Dama buscando sucesso

Conheça Ouarzazate, a Hollywood do Marrocos

Por que as mulheres sentem mais frio que os homens

Quer saber mais sobre COACH e COACHING? E entender qual é a polêmica da novela das nove?

Para quem gosta de natureza: 5 chapadas para conhecer no Brasil

5 dicas para afastar pensamentos negativos

Público masculino está consumindo mais cosméticos e mercado acompanha o crescimento os homens.

Yara realiza 2ª Edição do Carnaval à Moda Antiga

Mais Destaques
"Dirigiu bêbado e foi pego, ANOTE AI: é crime sem fiança! A pena mínima é de CINCO ANOS de reclusão, perde a careteira de motorista definitivamente e essa pena NÃO se pode converter mais em prestação de serviços, ou seja, vai ficar PRESO! "
(Governo Federal)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)