Notícias Toledo  

Conselheiros do Governo de Gravatá participam de manhã de capacitação em Caruaru

Contando com a presença de representantes de diversas secretarias da gestão, do prefeito José Queiroz e dos secretários Leonardo Bulhões, de Participação Social, e Katherine Lajes, da Secretaria Especial da Mulher e Direitos Humanos, hoje o dia foi reservado para capacitação daqueles que ajudam a construir uma gestão ainda melhor para os caruaruenses.

Em uma fala inicial, o prefeito José Queiroz fez questão de deixar claro o desejo sobre a atividade que os conselheiros devem exercer. “Preciso que a vida dos conselheiros seja como a minha, que vive pelo bem da cidade, de domingo a domingo, afinal, vocês são a cabeça e as mãos do prefeito nos conselhos e nos locais que vocês estão e que eu não estou”.

Ainda, no momento de esclarecimento do que seria desenvolvido no encontro, o Secretário de Participação Social, Leonardo Bulhões, que é responsável pela Gerência de Diálogos Sociais, responsável pela mobilização para esse encontro, e ainda conselheiro titular do ConCidade, lembrou que a principal responsabilidade para que os conselhos funcionem é de cada um dos que são integrantes.

“Enquanto membro dos conselhos, temos responsabilidades que devem ser cumpridas, assim devemos entender que esse é um momento importante para o controle social, pois essa é mais uma forma de acompanhar a gestão como soldados e soldadas do governo”.

Como convidada da capacitação, Delma Silva, que é professora de Ciências Sociais da Universidade Federal e integrante da Escola de Formação dos Conselhos do Governo do Estado, ofereceu aos conselheiros uma explanação sobre a história e função dos conselhos.

“As novas leis que vão surgindo trazem consigo um perfil de participação muito maior que antes, e isso é uma prova que a administração pública está mudando, e que hoje se deseja ainda mais envolvimento e diálogo com a sociedade civil, o que remete ao envolvimento e incentivo dos conselhos para com a administração do município”, comentou a professora.


Ao fim da manhã, todos os conselheiros participaram de uma atividade coletiva, que teve como objetivo recolher as demandas dos grupos para aperfeiçoar as atividades dos conselheiros na cidade.

Leave A Comment