Geral

Dados da última urna foram transportados de barco para concluir apuração

| 30/10/2014 - 00:01

A apuração total do segundo turno das eleições foi concluída às 2h17 de segunda-feira (27), com a chegada dos votos de uma comunidade do município de São Paulo do Olivença, no Amazonas. Por ser uma localidade de difícil acesso, onde só se chega de barco e não há energia elétrica, a urna e o equipamento que faria a transmissão dos votos via satélite funcionaram com bateria.
“Na região amazônica nós temos mais de 1.500 pontos de difícil acesso, entre eles, pelo menos 500 aldeias indígenas”, disse o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Janino. “Há lugares onde se leva semanas para chegar e instalar a urna eletrônica. São locais sem infraestrutura, sem energia elétrica e sem comunicação, onde se usa a urna com bateria e estações de transmissão via satélite, também movidas a bateria”, acrescentou.
Curiosamente, é desses locais, em geral, que vêm os primeiros resultados, pois a informação chega por satélite. Como a transmissão falhou, os responsáveis pela urna da seção tiveram de retirar a mídia da urna com os dados de votação e levar, de voadeira (um tipo barco), até o cartório eleitoral mais próximo.
A embarcação, muito comum na região, partiu da comunidade por volta de 20h, horário local. No trajeto, a gasolina acabou e outra voadeira foi enviada para auxiliar, mas acabou encalhada em um banco de areia. Uma terceira embarcação foi em socorro das outras duas, mas os tripulantes não conseguiram localizá-las. Finalmente, os funcionários da área de tecnologia do TSE receberam os votos no sistema aos17 minutos de segunda-feira (27), horário local. Eram, então, 2h17 em Brasília, quando o TSE deu como totalizada a apuração das urnas.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Geral'

Brasil pode barrar peste suína

Cientistas desenvolvem protocolo para testar resistência de couros de peixes

Embrapa lança plataforma e firma parcerias para impulsionar a agricultura digital

Contribuintes têm até hoje para entregar Imposto de Renda

Peste Suína x demanda por soja: Batalha deve durar anos e impactar preços

Agrotóxicos encurtam vida e mudam comportamento das abelhas

Bolsonaro extingue horário de verão

Educação divulga resultado da consulta sobre material didático

Transformação artesanal de banana é tema de curso na região Oeste do Paraná

Ministro do Meio Ambiente discute cooperação em saneamento rural com a Embrapa

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)