Cultura

Oficina de poesia comemora Dia Nacional do Livro

| 30/10/2014 - 00:01

Oficina de poesia comemora Dia Nacional do Livro

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, celebrado nesta quarta-feira (29), a Secretaria da Juventude de Toledo, através do Centro da Juventude Mariana Luiza Von Borstel ( Jardim Coopagro), realizou, durante toda a tarde, uma oficina de poesia com participação de escritores do Clube da Poesia e da Academia de Letras de Toledo (ALT). Entre jovens estavam os escritores Luiz Alberto Martins da Costa, Albano Bracht, Lucrécia Welter e Sadi Nunes. Na ocasião, os escritores passaram dicas e experiências, além de desenvolverem atividades para estimular e mostrar alguns atalhos na hora dos jovens escreverem suas próprias obras.
A professora do Centro da Juventude do Coopagro e idealizadora da Oficina de Poesia, Vera Lúcia Santos, comentou que a ideia surgiu como uma forma de colocar os jovens em contato com alguns escritores do município, além de comemorar o Dia Nacional do Livro. “Foi uma forma de incentivar a leitura nos jovens e adolescentes que frequentam a biblioteca do Centro da Juventude Mariana Luiza Von Borstel”.
O estudante Eduardo Moares Pegorini, de 13 anos, participou da oficina e destacou a importância do auxílio e dos conselhos dos escritores. “Consegui aprender melhor como formatar um texto poético, como rimar e soltar a criatividade, mas, principalmente, a expressar os sentimentos sem vergonha”.
O jornalista, poeta e escritor, Luiz Alberto Martins da Costa agradeceu a oportunidade de poder compartilhar sua experiência com os jovens e adolescentes presentes na oficina. “O grande desafio nosso atualmente é estimular a leitura com a concorrência desleal das mídias sociais e demais tecnologias existentes no mercado atual. Esses jovens precisam entender que a leitura irá influenciar toda a comunicação que é feita por eles, seja no dia a dia ou em qualquer lugar que eles estejam”. Já o escritor e poeta Albanho Bracht lembrou que em alguns casos a leitura se torna uma forma de punir alguns jovens, o que acaba criando certo trauma. “É um engano pensar que só sabe escrever quem domina as regras de gramática. Em muitos casos o que importa é informar corretamente e esse é o nosso desafio, tornar a leitura um hábito”, concluiu.
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Projeto itinerante usa teatro para conscientizar crianças no trânsito

Balé Teatro Guaíra abre as comemorações dos 50 anos

Living Legends traz espetáculo internacional para Foz do Iguaçu

Atrações culturais vão movimentar o fim de semana em Toledo

Artistas e produtores analisam mudanças na Lei Rouanet

Aquário Municipal estará fechado na sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa

Exposições do MON estão entre as mais visitadas do mundo

Crianças comemoram Dia do Livro Infantil em Novo Sarandi

“Museu em Ação” leva público recorde ao Ecomuseu

Foz do Iguaçu faz parte do circuito de estreia do filme Los Silencios

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)