Cultura

Teatro Municipal completa 15 anos e é referência no Oeste

| 22/11/2014 - 00:01

Elogiado por artistas e visitantes, o Teatro Municipal de Toledo completa 15 anos na próxima quarta-feira, 26. O espaço se tornou ao longo dos anos uma referência e um marco na cultura do oeste paranaense. Pelo local já passaram artistas consagrados internacionalmente, mas a sua principal vocação é servir para que a arte toledana esteja em evidência. A data será comemorada com a peça ‘Dois Amores de Colombina’.
Inaugurado no dia 26 de novembro de 1999, o Teatro foi construído com recursos do Ministério da Cultura, do estado e do município. Considerado o terceiro maior do Paraná, com 2.974,18 metros quadrados de área construída, possui 1.022 poltronas distribuídas em dois planos, sendo 777 lugares no setor de plateia e 245 no balcão, além de possuir cadeiras para obesos e deficientes.
O palco tem 400 metros quadrados com piso em madeira, o permite a apresentação de diversos grupos, incluindo espetáculos de danças, entre outros recursos cênicos. O Teatro Municipal conta ainda com camarins, salas de ensaios e outros espaços ocupados pela administração e manutenção. O uso do espaço vai além de peças e outros espetáculos. O hall de entrada é utilizado para exposições de artes e lançamentos de livros de toledanos e de artistas de outros municípios da região. Possui estacionamento próprio, com acesso para os cadeirantes.
Para a secretária de Comunicação e responsável pela Cultura, Rosselane Giordani, um município poder contar com uma estrutura desta magnitude contribui para o desenvolvimento da cultura. “Todo mundo quer se apresentar no Teatro. O local é palco das apresentações e recitais das escolas de música, artes e dança do município e também do que é oferecido pela Casa da Cultura”. Rosselane também disse que, com uma casa que acolhe grandes eventos devido à sua estrutura, muitas pessoas têm a oportunidade de acompanhar uma peça, um espetáculo e acabam gostando e buscando vivenciar mais e mais estes momentos artísticos. “Fomenta a arte e a formação de artistas”, completou.
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Em dezembro, MON estará com mostras em todas as salas

Galeria curitibana se destaca em uma das principais feiras de artes do planeta

Preparativos para Virada Cultural estão a todo vapor

Concerto é atração em Nova Santa Rosa

Coral apresenta “Natal de Encanto e Som” em Mercedes

Cantata deu início à programação de Natal em Maripá

Natal Encantado de Toledo tem abertura nesta sexta-feira

Secretaria da Cultura promove 8º Encontro Paranaense Museus

Mais Destaques
"Já são 17 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Junte-se a quem de fato é lido - invista em propaganda onde sua marca ficará visível 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)