Cultura

Biblioteca premia ganhadores e lança coletânea de contos

| 26/11/2014 - 00:01

Biblioteca premia ganhadores e lança coletânea de contos

Com a declamação do poema “Bem no Fundo”, de Paulo Leminski, a Biblioteca Pública Municipal de Toledo deu as boas vindas, nesta sexta-feira (21), as pessoas que foram prestigiar a cerimônia de premiação da 25º edição do Concurso de Contos Paulo Leminski. Além da premiação, o Concurso promovido pela Prefeitura de Toledo em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus de Toledo, realizou o lançamento da 5° Coletânea de Contos. O evento realizado na sede da Biblioteca, também foi uma forma de fechar as comemorações ­­da instituição, que em 2014 comemorou 40 anos.
A edição do concurso bateu recorde de inscrições este ano, com 850 contos de vários estados brasileiros, além de Portugal, Estados Unidos, Japão, Suíça e Suécia. Os textos foram analisados por cerca de um mês, desde o encerramento das inscrições. No dia 9 de novembro a comissão novamente se reuniu para reavaliar os melhores selecionados e definir os vencedores. O evento também contou com a interpretação de poema em homenagem a Paulo Leminski realizada pelo aluno Luiz Eduardo Araújo Pereira, do Colégio Estadual do Jardim Gisela.­
O 1º lugar ficou com o conto “Por Dentro”, de Érica Nara Bombardi, de Campinas, São Paulo. A vencedora, que recebeu um prêmio de R$ 2.500,00, veio a Toledo para a cerimônia de entrega. “Fiquei sabendo do Concurso pela internet e é muito legal estar recebendo esse reconhecimento, afinal, quando escrevemos esperamos um retorno como um indício de que está no caminho certo. Além disso, aproveitei para passear com a minha família e conheci mais sobre essa cidade maravilhosa”, afirmou ela.
A secretária de Educação, Tania de Grandi, que na ocasião representou o prefeito Beto Lunitti, salientou a importância do momento. “Essa é a 25° edição do Concurso e ano de lançamento de coletânea, que é realizada a cada cinco anos. Sem contar que é também o ano do aniversário de 40 anos dessa Biblioteca. Esse projeto fantástico, que começou há 25 anos, teve ao longo de sua história personagens importantíssimas que fizeram com que pudéssemos estar aqui hoje, por isso quero agradecer pessoas como a professora Maria Azambuja Patiño Cruzatti e todos que contribuíram com essa caminhada, que hoje temos como missão dar continuidade”.
O professor da Unioeste e coordenador do Concurso de Contos Paulo Leminski, Dari José Klein, destacou que o trabalho é realizado em conjunto, mas que a Biblioteca tem um papel fundamental na continuidade do Concurso. “Hoje eu respondo por esse desafio na Universidade e é muito bom ver o resultado de tanto trabalho. Esse catatau de contos traz inclusive menções honrosas e contou não só com a minha colaboração e de muitas pessoas envolvidas, como da minha filha, que está terminando o curso de Designer Gráfico e desenvolveu gratuitamente para nós a capa desta edição da coletânea”.
Para o pró-reitor de Extensão da Unioeste, Remi Schorn, o mais importante do Concurso é a valorização da Literatura. “Essas pessoas que se inscreveram, sejam as que venceram ou não, fizeram isso não para ganhar um prêmio, mas para dar algo de bom ao mundo, um presente. A literatura como um todo é a melhor amiga da filosofia e da ciência. É por meio dela que ampliamos o mundo, pois tiramos de nós o que há de melhor e doamos a humanidade”, comentou ele.
Já o vice-reitor da Unioeste, Carlos Alberto Piacenti, destacou a credibilidade que o Concurso conquistou ao longo dos 25 anos de história. “Se hoje temos tantas inscrições é porque ao longo do tempo e por meio da dedicação de todos que colaboraram, esse Concurso cresceu e conquistou esse espaço de respeito e credibilidade. E hoje coloca Toledo no cenário nacional da literatura, o que com certeza, nos traz muito orgulho”, afirmou.
Premiado em duas edições do Concurso nos últimos cinco anos, o professor toledano, Valdinei José Arboleya, o Ney Arboleya, teve seus contos publicados na 5° Coletânea de Contos Paulo Leminski. Segundo ele, o Concurso é uma forma de reconhecimento. “Esses concursos colocam o município em destaque e incentivam os alunos”.
A cada cinco anos, o Concurso de Contos Paulo Leminski publica uma coletânea contendo os contos premiados e com menções honrosas. Esse ano o livro foi publicado com os premiados do 20º ao 24º Concurso. Os participantes da cerimônia de premiação receberam um exemplar.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Projeto itinerante usa teatro para conscientizar crianças no trânsito

Balé Teatro Guaíra abre as comemorações dos 50 anos

Living Legends traz espetáculo internacional para Foz do Iguaçu

Atrações culturais vão movimentar o fim de semana em Toledo

Artistas e produtores analisam mudanças na Lei Rouanet

Aquário Municipal estará fechado na sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa

Exposições do MON estão entre as mais visitadas do mundo

Crianças comemoram Dia do Livro Infantil em Novo Sarandi

“Museu em Ação” leva público recorde ao Ecomuseu

Foz do Iguaçu faz parte do circuito de estreia do filme Los Silencios

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)