Cultura

Musical resgata contribuição de etnias na colonização de Toledo

| 17/12/2014 - 00:01

Musical resgata contribuição de etnias na colonização de Toledo

A história de Toledo, que completou 62 anos de emancipação política e administrativa neste domingo, 14, e a história do colégio Imaculado Coração de Maria (Incomar), com 67 anos de atuação completados em 2014, estão intimamente ligadas. Por conta disso, este foi o tema escolhido para o Musical do Incomar, que marca o encerramento das atividades durante o ano. Realizado no sábado, 6, o Musical contou um pouco da história da escola e da cidade e a participação dos descendentes de diversas etnias que ajudaram a colonizar o município de Toledo, vindos de diferentes partes do país, principalmente de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
O Musical reúne alunos da educação infantil ao quarto ano. Pelo segundo ano consecutivo, o evento foi realizado no ginásio de esportes da escola e os alunos foram divididos em grupos, por série para facilitar a participação e dar mais conforto e segurança às crianças. O ambiente foi todo preparado com uma decoração especial e luzes no palco, além de um espaço adequado aos pais para acompanhar as apresentações dos filhos.
O colégio foi o primeiro de Toledo e fundado cinco anos antes da emancipação do município. A participação de italianos, alemães, poloneses, japoneses e outras raças ajudaram na colonização da cidade e na formação da diversidade de raças que compõem a região. “O Musical teve por objetivo homenagear toda esta diversidade cultural, que é muito rica. Toledo é município maravilhoso, fruto da participação de um pouquinho de cada cultura”, observou a coordenadora do ensino fundamental, Nair Hickmann.
“Foi muito gratificante ver a vibração das famílias, desde os ensaios, acompanhando os filhos, até as apresentações, assistindo um pouco da história das próprias famílias. O Musical foi como um filme para estas pessoas, que identificaram nele um pouco da sua história de vida, de quando vieram para Toledo”, acrescentou Nair. No Musical, os alunos vivem um pouco mais a realidade da história que estudaram nos conteúdos curriculares, dando mais brilho e intensidade ao evento. Além das vestes típicas os alunos conheceram um pouco mais dos costumes da época, incluindo comidas, brinquedos, músicas, entre outras atividades.
Para a professora, a compreensão do passado é fundamental para entender o presente. Revendo, conversando, explicando como era, os alunos conseguem ter uma noção mais tranquila de como era e reproduzir estas situações e fazer novas descobertas.
Cerca de 700 crianças, divididas em grupos, participaram do Musical. Além do resgate histórico, o Musical reforça os conhecimentos dos alunos, através da pesquisa e da colocação em prática do que aprendem, além de desenvolver a parte artística e rítmica e contribuir para fortalecer o trabalho em grupo e auxiliar na desinibição, autoestima e independência dos alunos. “Os alunos se superam a cada apresentação e sentem-se muito felizes ao perceber que deram conta de fazer algo grandioso, apreciado pelos pais, demais alunos e professores”, reforça Nair. A coordenação geral do Musical ficou cargo da diretora geral, Cirlei Rossi.
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Projeto itinerante usa teatro para conscientizar crianças no trânsito

Balé Teatro Guaíra abre as comemorações dos 50 anos

Living Legends traz espetáculo internacional para Foz do Iguaçu

Atrações culturais vão movimentar o fim de semana em Toledo

Artistas e produtores analisam mudanças na Lei Rouanet

Aquário Municipal estará fechado na sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa

Exposições do MON estão entre as mais visitadas do mundo

Crianças comemoram Dia do Livro Infantil em Novo Sarandi

“Museu em Ação” leva público recorde ao Ecomuseu

Foz do Iguaçu faz parte do circuito de estreia do filme Los Silencios

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)