Cultura

Colônia de férias do MON aproxima crianças da cultura e da arte

| 31/01/2014 - 00:00

Encerra nesta sexta-feira (31) a sexta edição da Colônia de Férias do Museu Oscar Niemeyer (MON), aberta no dia 21. Ela conta com a participação de 60 crianças por dia, que convivem diretamente com a cultura e a arte em diversas expressões, como oficinas, apresentações de teatro e visitas às exposições.
A colônia é direcionada a crianças de 6 a 11 anos e tem como tema as etnias. A coordenadora da Ação Educativa do MON, Rosemeri Franceschi, explica que, a cada dia, as crianças trabalham com a cultura de um país diferente, aprendendo suas danças, histórias, comidas típicas e ainda relacionando-a com as exposições em cartaz no MON. “Nós escolhemos trabalhar etnias porque 2014 é um ano no qual Curitiba sediará jogos da Copa do Mundo, trazendo diferentes culturas à nossa cidade”, relata.
Vinícius Wuytach, 6 anos, participa da colônia pela primeira vez e conta que a parte mais divertida são as oficinas artísticas, “Outro dia a gente fez até uma pizza de argila”. Já Luana Medeiros Riedi, 10 anos, está participando da colônia pela segunda vez e diz que o mais legal do evento é o fato de fazer novas amizades. “A gente conversa com bastante gente, é bem legal, divertido”.
Vilma Gomes é mãe de Carolina, de 8 anos, que participa da Colônia pela primeira vez, e ambas gostaram muito do evento. “Ela se soltou muito aqui na colônia, dá pra ver a alegria dela por estar aqui. Pretendo trazer ela todos os anos”, diz Vilma.
Cristiane Almeida de Camargo é mãe de Júlia de Camargo Gusso, de 10 anos. Ela já participou de cinco colônias do MON. A mãe conta que vê uma grande diferença entre o evento do museu e a colônia de outros lugares. “Nas outras colônias eles focam mais em brincadeiras, aqui as atividades são diferenciadas, essa colônia enriquece a vida dela”. Cristiane também conta que a filha já está triste por saber que logo não vai mais poder participar da Colônia. “Esses dias ela me disse: Ah, mãe, eu já tenho dez anos, só vou poder participar de mais uma Colônia’. Ela gosta muito desse museu”, afirma.
As atividades previstas incluem, diariamente, visita monitorada a uma exposição, uma oficina artística relacionada às mostras em cartaz, lanche, atividades de vida e cidadania voltadas às diferentes etnias, música, dança, contação de histórias, teatro e encerramento com uma prática lúdica interativa. Todos os materiais para o desenvolvimento das atividades serão fornecidos pelo museu, inclusive o lanche.
A programação completa está no site www.museuoscarniemeyer.org.br
Serviço: Sexta Colônia de Férias do Museu Oscar Niemeyer.
Segunda semana: 28 a 31 de janeiro de 2014 (terça a sexta-feira), das 14h às 17 horas.
Inscrição: Bilheteria do MON, de terça a sexta, das 10h às 18 horas
Valor: R$ 40,00 por dia ou R$ 130,00 por semana. Desconto progressivo para irmãos: 25% para o segundo e 30% para o terceiro.
Capacidade: 60 crianças por dia.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Projeto itinerante usa teatro para conscientizar crianças no trânsito

Balé Teatro Guaíra abre as comemorações dos 50 anos

Living Legends traz espetáculo internacional para Foz do Iguaçu

Atrações culturais vão movimentar o fim de semana em Toledo

Artistas e produtores analisam mudanças na Lei Rouanet

Aquário Municipal estará fechado na sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa

Exposições do MON estão entre as mais visitadas do mundo

Crianças comemoram Dia do Livro Infantil em Novo Sarandi

“Museu em Ação” leva público recorde ao Ecomuseu

Foz do Iguaçu faz parte do circuito de estreia do filme Los Silencios

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)