Artigos

ATI comemora 30 anos de fundação

| 30/01/2015 - 00:01

Oscar Gaspar*
Fundada no dia 29 de janeiro de 1985 a Associação dos Profissionais dos Órgãos de Comunicação Social de Toledo, conhecida como Associação Toledana de Imprensa (ATI), é uma entidade que congrega nos seus quadros, os profissionais da área de imprensa do Município. Ao longo de três décadas de atuação a entidade sempre esteve ao lado das causas coletivas da categoria ou de interesse da sociedade, como por exemplo, as lutas pela telefonia, pela segurança pública mais eficiente e estruturada, por uma saúde com mais qualidade ou ainda por bandeiras regionais que proporcionassem um desenvolvimento estratégico para Toledo e o oeste do estado, como o aeroporto, os modais de transporte e o comprometimento dos gestores públicos com as demandas socioeconômicas da região, a que se destacarem os investimentos em educação e geração de emprego.
Nessa trajetória de lutas encampadas ou empenhando apoio as outras entidades da sociedade organizada, a ATI nunca fugiu à premissa de seu nascimento e da sua missão, fazer comunicação social com responsabilidade, imparcialidade e profissionalismo; e assim tem sido durante estes 30 anos.
No campo político, a ATI foi protagonista na organização de debates, de encontros e de manifestações pública de aplausos ou repúdio. Acompanhou passo a passo a transformação do Município em polo regional no campo acadêmico, na consolidação desta terra no setor agroindustrial, seja no ápice e decadência da Coopagro, ou no surgimento de nossas cooperativas. Vivenciou, noticiou e sofreu com os percalços das ações politicas, das percas do setor produtivo e nas perdas de grandes nomes da imprensa toledana e regional.
Mais recentemente com a criação do curso de comunicação social, o mercado de trabalho floresceu para novas experiências dos jovens jornalistas ou publicitários, e a ATI e a própria imprensa, evoluíram com as tecnologias e como os novos profissionais, qualificando-se e emergindo para uma nova fase comunicacional; com ênfase a defesa da PEC 33/2009.
Ao completar 30 anos e fazendo um retrospecto da sua história, convém destacar que foram muitos os que labutaram a frente da entidade, presidentes, diretorias e colaboradores, que não mediram esforços para que hoje possamos afirmar que a comunicação social de Toledo é uma “indústria sem fumaças”, que gera empregos, renda e se faz mola propulsora da economia local e regional; e assim tem sido desde os primórdios, das primeiras palavras ditas pelo rádio, das “páginas borradas” da primeira edição do jornal, dos caracteres e imagens distorcidas da primeira transmissão de TV.
Por fim, a ATI hoje é uma entidade inserida nos mais diversos setores e segmentos da sociedade, seja por sua participação direta, apoio na divulgação dos cotidianos ou exóticos assuntos ou na democrática abertura de espaços para as mais amplas manifestações sociais e culturais. Nesses 30 anos a ATI registra seu apreço incondicional aos seus baluartes da comunicação, os que ainda atuam ou os que já partiram, ao reafirmar a comunidade toledana, que é por meio da imprensa que vivenciamos todos os episódios trágicos, triviais ou cômicos da vida, seja pelo olhar do jornalista, publicitário ou pelo próprio cidadão.
*Oscar Gaspar é publicitário e integrante da Associação Toledana de Imprensa
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Artigos'

Eu creio, Senhor, mas aumentai a minha fé

Eles entraram no sepulcro, viram e acreditaram: Cristo Ressuscitou

Família e escola: uma parceria fundamental

Quo Vadis UnB

Jesus morreu na cruz para nos dar vida em plenitude

Profissão professor

Mais pobreza

A VIA PARLAMENTARISTA

A dignidade restituída e a esperança renovada

Os robôs estão chegando!

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)