Estado

Evento do Dia Mundial da Água anuncia revitalização do Rio Iguaçu

| 24/03/2015 - 00:01

Evento do Dia Mundial da Água anuncia revitalização do Rio Iguaçu

A vice-governadora Cida Borghetti participou nesta segunda-feira (23), em Curitiba, do Simpósio sobre o Dia Mundial da Água e falou sobre o projeto que está sendo desenvolvido pelo governo estadual para revitalizar o Rio Iguaçu. “Vamos nos unir também para salvar os trechos ameaçados no nosso rio mais emblemático. É o compromisso que temos, como governo e sociedade, com as futuras gerações”, afirmou a vice-governadora na abertura do evento, que acontece no Campus da Federação da Indústria do Estado do Paraná (Fiep).
Especialistas, empresários e políticos brasileiros e representantes da Organização das Nações Unidas debatem ações para enfrentar a crise da água pela qual atravessa algumas regiões do país. Cida Borghetti disse que o Paraná tem uma situação positiva de seus reservatórios, em relação a outros estados, mas que isso não pode ser motivo de comodidade. “Somos um estado muito dependente do recurso hídrico, principalmente pela condição da nossa agricultura. Não podemos nunca nos acomodar e que esta crise nos sirva de alerta”, afirmou.
PARTICIPAÇÃO - O projeto de revitalização do Iguaçu conta com a participação de várias áreas do Governo, como Sanepar, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e órgão vinculados e a Copel. No momento a fase é de elaboração do projeto e propostas de ações, que depois serão discutidas com todos os segmentos sociais por meio dos Comitês de Bacias. Hoje, o Paraná conta com 12 comitês, dois deles no Rio Iguaçu, onde também foi iniciada, de forma pioneira, a cobrança pelo uso da água.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Soavinski, afirmou que o projeto para o Rio Iguaçu vai priorizar a revitalização de trechos mais urbanizados, que são os mais ameaçados. “Estamos seguros de que este projeto não é para um ou dois governos, mas um protejo da sociedade, que exigirá o compromisso deste e dos próximos governantes, com um arranjo institucional que garanta sua continuidade”, disse Soavinski.
Uma das etapas mais importante do projeto será o envolvimento dos municípios, locais onde a intervenção ambiental acontece. Serão envolvidos ainda universidades, organizações não governamentais, ambientalistas e setores usuários de recursos hídricos como indústria e agricultura.
SANEAMENTO - No evento, o presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Mounir Chaowiche, fez palestra a respeito da importância da gestão da água para o saneamento básico.
Segundo ele, a empresa vai investir em obras e tecnologia. “Mas, principalmente, em preservação das nascentes e dos mananciais. Vamos garantir qualidade da água para o futuro”. O presidente destacou que existem muitos projetos de proteção ambiental. “Tenho o compromisso de colocar em prática muitos dos projetos que temos, principalmente aqueles voltados à preservação do Rio Iguaçu.”
SIMPÓSIO - O evento é organizado pela Paraná Metrologia, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Copel, Sanepar, Itaipu Binacional, Tecpar e Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Instituto Águas Paraná, Fundação Roberto Marinho.
Entre os palestrantes está o representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura no Brasil (FAO), Alan Bojanic; o presidente da Fiep, Edson Campagnolo; o diretor-presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche; o deputado federal e presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara Federal, Júlio Lopes; o superintendente de Gestão de Energia da Copasa, Paulo Roberto Cherem de Souza; o superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Água (ANA), Sérgio Ayrimoraes.
As palestras abordam ações estratégicas e aplicações de tecnologias em temas como os cenários hídricos atual e futuro dos grandes centros, legislação, políticas públicas, soluções concretas para o desperdício, os conflitos entre os usuários de água da agricultura, indústria e cidadãos comuns e entre estados.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Estado'

Empreiteira Endeal Engenharia é homenageada pelo Ministério da Justiça

Nova lei assegura recursos para o programa de tarifa rural noturna

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)