Cultura

Mostra no Museu Paranaense retrata o desenvolvimento industrial do Estado

| 14/06/2015 - 00:01

Mostra no Museu Paranaense retrata o desenvolvimento industrial do Estado

As antigas indústrias do Paraná são tema da exposição que abre em 18 de junho, sexta-feira, às 18h, no Museu Paranaense, em Curitiba. A mostra “Indústrias do Paraná”, que reúne objetos dos acervos do Matte Leão, Cerâmicas Colombo, Fábrica de Fitas Venske, Todeschini e Pianos Essenfelder, entre outras, ocupa o novo espaço criado pelo museu para homenagear as empresas que fazem parte da história do desenvolvimento econômico do Estado. A entrada é gratuita.
No século 20, o Paraná ampliou seu reconhecimento como o maior produtor de grãos do Brasil, sendo um Estado agrícola por excelência. No entanto, desde o século 19, Curitiba recebeu a instalação de indústrias, principalmente ligadas ao esforço empreendedor dos imigrantes que se estabeleceram na Capital. Muitas destas empresas conseguiram ultrapassar os limites do Estado, tornando seus produtos apreciados em todo o País e até mesmo no exterior. Algumas, porém, não resistiram à passagem do século 21 e foram vendidas ou transferidas para outros lugares do Brasil.
Nos últimos anos, o Museu Paranaense foi o destino de importantes acervos destas empresas já desmobilizadas. Assim, além do patrimônio histórico do Museu Banestado, outros foram incorporados, como o do Museu do Matte Leão, do Memorial da Impressora Paranaense, das Indústrias Todeschini e da Cerâmica Colombo, além de diversos materiais da Fábrica de Fitas Venske, entre outros. Itens como máquinas, louças, fotos, peças de escritório e rótulos compõem a grande mostra.
O diretor do museu, Renato Carneiro, explica que a ideia é contar mais este capítulo importante da história do Paraná. “Com este espaço entre as mostras de longa duração, o Museu Paranaense apresenta um pouco da história dessas que sonharam com um Paraná moderno e competitivo e que, por muitas décadas, ajudaram a desenvolver um grande parque industrial no Estado”, finaliza.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Toledo participa da 16ª Semana de Museus

Cidades paranaenses recebem cursos de capacitação do MinC

Público prestigia ‘Cão sem Plumas’ no Teatro Municipal

Alfredo Andersen ganha exposição em Foz do Iguaçu

MON inaugura a mostra “Paisagens Construídas”

Semana especial para o Museu Willy Barth

“Palavras do Paraná” percorre a região oeste

Circuito “Cultura Gera Futuro” chega ao Paraná

Circuito Cultural Sesi apresenta “O céu de Valentim”

Secretaria da Cultura abre editais para circulação de espetáculos

Mais Destaques
"ultrapassamos os 14 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo em 3 anos. Aqui sua propaganda, propaga - 45 9.91339499"
(Leitores)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)