Editorial

Comércio no semestre mostra força da economia de Toledo

| 24/07/2015 - 00:01

O balanço das vendas a prazo no comércio de Toledo no primeiro semestre indicam que o setor teve um crescimento de 1,96%, contra um resultado negativo na esfera nacional de 2,64% em relação ao mesmo período do ano passado. Estes números deixam claro que nossa região tem sabido colher os bons frutos de sua economia diversificada e especialmente de uma agropecuária que tem na diversificação sua pedra de toque, assegurando desta forma melhores resultados e uma maior distribuição dos mesmos entre toda a sociedade. Esta na verdade é uma marca da agropecuária baseada na pequena propriedade que foi escolhida como caminho para o desenvolvimento do Oeste do Paraná e tem se revelado uma opção correta ao dividir o esforço e também os resultados da busca do desenvolvimento entre grande parte da população. Este na verdade é um enorme diferencial em relação a outras regiões de perfil econômico diferente, especialmente em relação à forma de exploração da terra e quanto às opções de atividade pecuária e agrícola. No Oeste do Paraná a pequena propriedade ganhou força desde o começo e a diversificação da produção tornou-se norma, assegurando menor dependência do produtor em relação aos problemas deste ou daquele segmento e também uma maior estabilidade em sua renda.
Esta base forte também viabiliza que o esforço diário pela produção tenha maior recompensa a todos, ampliando as possibilidades de empreender e consequentemente também de obter melhores resultados. A consequência é que enquanto no cenário nacional o primeiro semestre fecha com um recuo recorde representado por uma queda de 2,64% na comparação com o mesmo período do ano anterior, Toledo beira os 2% de crescimento na mesma comparação. Este resultado, ao lado do novo salto na produção agropecuária, a ser confirmado nas próximas semanas, com um Valor Bruto da Produção agropecuária de R$ 1,8 bilhão, mostram porque Toledo tem sido alvo de investimentos do varejo nacional e regional no município e indicam que esta preferência é a mais acertada escolha que fizeram. É bem verdade que tivemos dois meses de resultados negativos no semestre, mas também é verdade que os outros quatro compensaram com sobras os maus momentos. Isto mostra que o esforço e capacidade de nossa gente tem conseguido superar as eventuais dificuldades e que o trabalho produz resultados melhores do que a lamentação.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Editorial'

Meu ponto de vista sobre o aumento do IPTU em Toledo.

Mais Destaques
"ultrapassamos os 14 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo em 3 anos. Aqui sua propaganda, propaga - 45 9.91339499"
(Leitores)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)