Cidade

Prefeitura vai construir heliponto na UPA da Vila Becker

| 30/07/2015 - 00:01

Prefeitura vai construir heliponto na UPA da Vila Becker

A Unidade de Pronto Atendimento da Vila Becker passará a ser um ponto de referência para pousos e decolagens do helicóptero do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A prefeitura pretende construir no local um heliponto para agilizar e facilitar o atendimento de pacientes de urgência, tanto de Toledo como de outros municípios da região que se deslocam para cá para o transporte aéreo para outros hospitais referenciados. Na terça-feira, 28, o helicóptero do SAMU fez um pouso experimental no local para verificar as condições técnicas, que foram aprovadas. O prefeito Beto Lunitti, o secretário de Habitação e Urbanismo, Igor Cola, e a chefe da 20ª Regional de Saúde, Denise Liel, acompanharam a descida.
“Para os pacientes será um ganho muito grande. Eles terão maior facilidade de acesso, além de contar com a estrutura da UPA, em caso de um aporte no atendimento, juntamente com a equipe terrestre do SAMU”, diz ela. “Vai dar mais agilidade e segurança, encurtar tempo do paciente hospitalar regulado para outros hospitais de Toledo ou da região”, observou. Atualmente já foram utilizados como locais para pousos e decolagens o pátio do seminário Mãe da Igreja, o campo de futebol do colégio La Salle, o Parque Ecológico Diva Paim Barth, além do aeroporto municipal Luiz Dalcanalle Filho. Os locais são definidos conforme a necessidade do paciente, visando tornar mais ágil o atendimento.
A solicitação, segundo Denise, foi feita pelo município, que deverá providenciar outros investimentos para garantir o acesso facilitado ao socorro terrestre, com maca e ambulância. O serviço de transporte aéreo, disponibilizado pelo estado, já realizou em Toledo 103 voos (até quarta-feira, 29) e representa um ganho qualitativo enorme na saúde, com a redução do número de mortes. A estrutura fica baseada em Cascavel, na sede do Consamu, que reúne um total de 43 municípios, e que conta com bases descentralizadas nos municípios. Em Toledo são três ambulâncias para a realização do atendimento terrestre, com equipes especializadas.

Vistoria servirá de base para elaboração dos projetos
Conforme o secretário de Habitação e Urbanismo, Igor Januário Colla, o pouso realizado na terça-feira, 28, pelo helicóptero do SAMU, na UPA da Vila Becker serviu para o mapeamento da área e suas condições de segurança. “É uma forma de fazer a UPA evoluir. Iremos trabalhar na construção de um heliponto, com a plataforma de pouso com rampas de acesso e de fácil trânsito para as equipes médicas e pacientes”. Atualmente o município conta com apenas três pontos para esta ação, localizados no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, no Seminário Maria Mãe da Igreja e no Colégio La Salle. “Todos estão distantes da UPA e das futuras instalações do Hospital Regional (HR), por isso a necessidade”, comentou.
O heliponto vai diminuir o tempo-resposta de atendimento. “Com o heliponto na UPA o paciente terá um tempo-resposta de 20 a 25 minutos, ou seja, o atendimento ocorrerá de forma mais rápida e prática”, destacou o prefeito Beto Lunitti, acrescentando que agora o helicóptero poderá pousar no principal ponto de geração de pacientes com embarque e transporte imediato a Cascavel ou qualquer município mais longe, caso necessário.
Conforme o secretário, com o georeferenciamento e a determinação do prefeito de iniciar imediatamente a obra, será possível iniciar o projeto de engenharia e o planejamento orçamentário para disponibilizar esta ferramenta para os cidadãos. A previsão para a o funcionamento da nova estrutura é de 90 a 120 dias.

    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cidade'

Comitiva de Jataí (GO) visita Toledo 

SerToledo faz visitas à base

Jogos Abertos de Toledo

Toledo realiza Circuito Regional de Natação

Vila Nova recebe campo de grama sintética

Guarda Municipal contribui com projeto inovador

Encontro de RHs vai reunir gestores e empresários em Toledo

Unimed Costa Oeste realiza curso de Cipa

Paranaense de Mountain Bike agitou Toledo

“Expressões da alma” expõe telas de pacientes do CAPS

Mais Destaques
"Chegamos ao 15 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Aqui se propaga - 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)