Cidade

Prefeitura vai construir heliponto na UPA da Vila Becker

| 30/07/2015 - 00:01

Prefeitura vai construir heliponto na UPA da Vila Becker

A Unidade de Pronto Atendimento da Vila Becker passará a ser um ponto de referência para pousos e decolagens do helicóptero do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A prefeitura pretende construir no local um heliponto para agilizar e facilitar o atendimento de pacientes de urgência, tanto de Toledo como de outros municípios da região que se deslocam para cá para o transporte aéreo para outros hospitais referenciados. Na terça-feira, 28, o helicóptero do SAMU fez um pouso experimental no local para verificar as condições técnicas, que foram aprovadas. O prefeito Beto Lunitti, o secretário de Habitação e Urbanismo, Igor Cola, e a chefe da 20ª Regional de Saúde, Denise Liel, acompanharam a descida.
“Para os pacientes será um ganho muito grande. Eles terão maior facilidade de acesso, além de contar com a estrutura da UPA, em caso de um aporte no atendimento, juntamente com a equipe terrestre do SAMU”, diz ela. “Vai dar mais agilidade e segurança, encurtar tempo do paciente hospitalar regulado para outros hospitais de Toledo ou da região”, observou. Atualmente já foram utilizados como locais para pousos e decolagens o pátio do seminário Mãe da Igreja, o campo de futebol do colégio La Salle, o Parque Ecológico Diva Paim Barth, além do aeroporto municipal Luiz Dalcanalle Filho. Os locais são definidos conforme a necessidade do paciente, visando tornar mais ágil o atendimento.
A solicitação, segundo Denise, foi feita pelo município, que deverá providenciar outros investimentos para garantir o acesso facilitado ao socorro terrestre, com maca e ambulância. O serviço de transporte aéreo, disponibilizado pelo estado, já realizou em Toledo 103 voos (até quarta-feira, 29) e representa um ganho qualitativo enorme na saúde, com a redução do número de mortes. A estrutura fica baseada em Cascavel, na sede do Consamu, que reúne um total de 43 municípios, e que conta com bases descentralizadas nos municípios. Em Toledo são três ambulâncias para a realização do atendimento terrestre, com equipes especializadas.

Vistoria servirá de base para elaboração dos projetos
Conforme o secretário de Habitação e Urbanismo, Igor Januário Colla, o pouso realizado na terça-feira, 28, pelo helicóptero do SAMU, na UPA da Vila Becker serviu para o mapeamento da área e suas condições de segurança. “É uma forma de fazer a UPA evoluir. Iremos trabalhar na construção de um heliponto, com a plataforma de pouso com rampas de acesso e de fácil trânsito para as equipes médicas e pacientes”. Atualmente o município conta com apenas três pontos para esta ação, localizados no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, no Seminário Maria Mãe da Igreja e no Colégio La Salle. “Todos estão distantes da UPA e das futuras instalações do Hospital Regional (HR), por isso a necessidade”, comentou.
O heliponto vai diminuir o tempo-resposta de atendimento. “Com o heliponto na UPA o paciente terá um tempo-resposta de 20 a 25 minutos, ou seja, o atendimento ocorrerá de forma mais rápida e prática”, destacou o prefeito Beto Lunitti, acrescentando que agora o helicóptero poderá pousar no principal ponto de geração de pacientes com embarque e transporte imediato a Cascavel ou qualquer município mais longe, caso necessário.
Conforme o secretário, com o georeferenciamento e a determinação do prefeito de iniciar imediatamente a obra, será possível iniciar o projeto de engenharia e o planejamento orçamentário para disponibilizar esta ferramenta para os cidadãos. A previsão para a o funcionamento da nova estrutura é de 90 a 120 dias.

    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cidade'

Acadêmica da UTFPR tem projeto aprovado por incubadora

Comunidade aprova reurbanização no Jardim Parizotto

Vila Nova e Novo Sarandi receberão 65 novas casas

Prefeitura trabalha na manutenção e correção das ruas

Gestão do SerToledo participa de capacitação sobre o e-social

Acit comemora 51 anos e realiza homenagem

Toledo sediou Seminário de Saúde do Adolescente em Medida Socioeducativa

Dia da Bandeira foi celebrado em cerimônia no 19º BPM

Toledo é o terceiro do Estado a aprovar o POM

Assinatura para UBS marca Agenda Aberta em Vila Nova

Mais Destaques
"Já são 17 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Junte-se a quem de fato é lido - invista em propaganda onde sua marca ficará visível 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)