Estado

Paraná quer construir mais 5 mil moradias rurais

| 22/02/2014 - 00:00

O Governo do Paraná quer construir mais 5 mil novas casas junto ao Programa Nacional de Habitação Rural, desenvolvido em parceira com as prefeituras municipais e o Governo Federal. O avanço no programa de habitação rural no Paraná foi discutido nesta sexta-feira (21) em reunião entre o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, e os presidentes da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, e da Emater Paraná, Rubens Ernesto Niederheitmann.
O pedido formalizando a construção das casas será encaminhado ao Ministério das Cidades. Conforme balanço apresentado pela Cohapar já foram construídas de 2011 para cá 11.513 habitações rurais no Paraná, superando a meta de construir 10 mil casas no meio rural, em quatro anos. Além disso, já estão em fase de projeto a construção de 2.191 casas e mais 3.087 unidades foram enviadas para análise na Caixa Econômica Federal, agente financiadora do programa, totalizando 16.791 moradias.
“Temos uma demanda a ser atendida. Agora a nossa intenção é priorizar municípios que integrem as regiões Centro-Sul indo até o Norte Pioneiro”, diz o secretário da Agricultura e do Abastecimento Norberto Ortigara. Na avaliação de Rubens Ernesto Niederheitmann as novas moradias ajudam ao agricultor a ter mais conforto e dignidade.
“Isso é fundamental para que as famílias de pequenos agricultores permaneçam no campo e possam ter ainda uma melhor qualidade de vida”, afirma o diretor presidente da Emater. É a entidade que faz a escolha dos municípios e seleção dos beneficiários. Além disso a Emater faz a coleta da documentação pessoal e de posse das áreas e glebas rurais, auxiliando, ainda, na elaboração e execução técnica dos trabalhos sociais de apoio às famílias beneficiadas.
MAIOR DO PAÍS - Mounir Chaowiche, presidente da Cohapar, afirma que o programa de habitação rural já está estabelecido em 377 municípios no Estado. Além de moradias, o programa de habitação do Paraná atende milhares de famílias com títulos de propriedade e regularização de áreas. Em quatro anos, a meta era entregar oito mil títulos, número superado antes do prazo, com o atendimento de dez mil famílias.
No caso da regularização fundiária, foram beneficiadas perto de 13 mil, das 16 mil famílias que serão atendidas até o final de 2014, conforme dados da Cohapar. O programa é realizado em parceria, utilizando também recursos governamentais, que cobrem materiais e parte da mão de obra. Os beneficiários complementam a mão de obra. Como contrapartida a prefeitura faz a terraplanagem nos locais onde as casas são construídas.
PARCERIA - No Paraná, o programa Nacional de Habitação Rural é executado pelo governo do Estado, mediante parceria entre a Cohapar, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Emater e as prefeituras municipais, desenvolvendo de forma conjugada as ações vinculadas ao Programa Minha Casa, Minha Vida.
Os recursos são oriundos do Ministério das Cidades e os gestores operacionais e financeiros do PNHR são os Bancos do Brasil e a Caixa Econômica Federal, instituições responsáveis pelo repasse dos recursos e a contratação das moradias rurais.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Estado'

Empreiteira Endeal Engenharia é homenageada pelo Ministério da Justiça

Nova lei assegura recursos para o programa de tarifa rural noturna

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)