Estado

Acordo com montadora chinesa vai viabilizar projetos no Paraná

| 15/10/2015 - 01:01

Acordo com montadora chinesa vai viabilizar projetos no Paraná

A comitiva liderada pelo governador Beto Richa, na China, após passar por Paris, França, visitou nesta quarta-feira (14) a sede da montadora Jac Motors e se reuniu com os executivos da companhia, localizada em Hefei, capital da província de Anhui.
No encontro com executivos chineses, Beto Richa destacou que o Paraná é, hoje, o terceiro maior polo automotivo brasileiro, com uma ampla rede de fornecedores de autopeças e equipamentos que são usados na fabricação de automóveis, caminhonetes, ônibus e caminhões. Este ambiente facilitaria a atração de investimentos da montadora chinesa no Estado.
“Tenho esperança que, ao fazer uma criteriosa avaliação dos riscos e das perspectivas de retorno de seu novo investimento, a Jac Motors opte pelo Estado do Paraná, como já fizeram mais de cem indústrias desde 2011”, disse Richa.
IMPLANTAÇÃO - O presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), Adalberto Netto, assinou um acordo com o vice-diretor-geral, David Zhang, para conduzir estudos de viabilidade para implantação de novos projetos da montadora no Paraná. Pelo acordo, a APD dará o suporte para facilitar os negócios da Jac Motors no Estado, levando em conta o objetivo de reforçar o intercâmbio tecnológico, comercial e industrial entre a China e o Brasil.

Paraná firma compromisso com a província chinesa de Anhui
O Paraná e a província chinesa de Anhui firmaram nesta quarta-feira (14) um memorando de entendimento para intensificar o intercâmbio e a cooperação entre os dois estados. O documento foi assinado pelo governador Beto Richa e pela vice-governadora da província, Hua Jianhui, em solenidade na capital, Hefei. O secretário do Comitê Provincial de Anhui, Wang Xuejun, a maior autoridade do governo da província, também participou do encontro.
Um dos objetivos da missão internacional liderada por Richa é fortalecer as relações internacionais do Paraná. O acordo firmado com a província de Anhui envolve áreas como educação, inovação, transporte urbano, energia e agricultura. Além disso, a cooperação entre os dois governos deve, também, acelerar a implantação de várias frentes de trabalho e promover encontros com as empresas de Anhui que contam com projetos imediatos para o Brasil.
“O intercâmbio comercial, científico, cultural e artístico entre as nações é o atalho mais curto para a prosperidade e o desenvolvimento social e econômico”, afirmou o governador na solenidade. “Existe um amplo campo para ações de cooperação entre o Paraná e Anhui nas áreas de educação, energia, ciência e tecnologia, mobilidade urbana, agricultura e muitos outros setores”, ressaltou Richa.
O secretário do Comitê Provincial destacou a importância da parceria e da ida do governador Beto Richa a Anhui. Wang Xuejun, que adiou um compromisso na sede de seu partido em Pequim para receber a comitiva paranaense, também destacou o interesse de conhecer o Paraná.
AMBIENTE DE NEGÓCIOS – No encontro, Richa enumerou as características do Paraná, que tornam o Estado propício para investimentos estrangeiros. Além de uma boa localização no Mercosul, mão de obra qualificada, infraestrutura viária e a logística do Porto de Paranaguá, o Estado também oferece segurança jurídica para os investidores privados.
ANHUI – Com uma extensão de 140 mil quilômetros quadrados, a província de Anhui conta com uma população de 64 milhões de habitantes. Está situada no Leste da China. A capital, Hefei, fica a 1.140 quilômetros de Pequim e a 170 quilômetros de Nanquim, uma das cidades mais famosas da China. A sede da montadora Jac Motors está instalada nesta província.

    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Estado'

Empreiteira Endeal Engenharia é homenageada pelo Ministério da Justiça

Nova lei assegura recursos para o programa de tarifa rural noturna

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)