Estado

Produção de Itaipu atende cerca de 20% do consumo brasileiro

| 18/10/2015 - 02:01

A usina de Itaipu, a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia, pertence ao Brasil e ao Paraguai e possui 20 unidades geradoras, fornecendo aproximadamente 20% da energia consumida no Brasil e 77% do consumo total paraguaio. Em 2008, a usina bateu recorde de produção em seus 25 anos de funcionamento, com a geração de 94.684.781 megawatts-hora (MWh). Seu objetivo é maximizar a utilização da água do Rio Paraná, atendendo tanto a população brasileira, quanto a paraguaia, evitando verter a água, otimizando-a na produção de energia.
A energia produzida na Itaipu possui base na energia hidráulica, ou seja, pelo aproveitamento de energia potencial gravitacional da água contida em uma represa elevada. Antes de se tornar elétrica, a energia deve ser convertida em energia cinética. O dispositivo que realiza essa transformação é a turbina, uma roda dotada de pás, que é posta em rotação ao receber a massa de água. A rotação da turbina, movimentada pelo fluxo d’água, faz girar o motor do gerador, cujo campo magnético, ao se deslocar, produz energia elétrica.
A usina é composta por uma barragem, produzindo o desnível necessário para o acionamento das turbinas. A barragem, porém, não interrompe completamente o fluxo de água do rio. Parte dela passa pela tomada d’água, que é a estrutura de captação da água que será levada por condutos forçados até as turbinas. O restante reencontra o leito do rio por meio do vertedouro, um sistema de comportas que é utilizado para escoar toda a água que não é utilizada para produção de energia. Quando a água disponível em Itaipu permite maior produção, ela pode também sbubstituir a produção de regiões onde as chuvas são menores, como no Sudeste.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Estado'

Empreiteira Endeal Engenharia é homenageada pelo Ministério da Justiça

Nova lei assegura recursos para o programa de tarifa rural noturna

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)