Cultura

Exposição Criaturas começa a surgir no Parque Ecológico

| 26/02/2014 - 00:00

Com seis metros de comprimento, 70 calotas, 20 quilos de chapas de offset, capacetes de segurança e uma estrutura de tela soldável o professor e artista plástico, Neimar Proença, deu forma e apresentou no último domingo, 23, sua mais nova escultura, “O Jacaré”.
A nova obra de arte pode ser vista na Usina do Conhecimento, localizada no Parque Ecológico Diva Paim Barth, e faz parte da Exposição Criaturas - Esculturas de Grande Dimensão, que irá contar com 14 peças e será aberta no dia 6 de maio, na Usina do Conhecimento. Em função do porte, todas as obras serão feitas no local, onde serão expostas inicialmente e depois levadas para diversos pontos da cidade, a serem definidos pelas Secretarias de Cultura e Desenvolvimento Econômico e Tecnologia da Inovação e Turismo, parceiras no projeto.
Para a produção das esculturas estão sendo utilizados materiais recicláveis como bombonas, pneus, calotas, chapas de offset, CDs, DVDs, garrafas pet, entre outros materiais. O artista plástico, que ainda busca patrocinadores para auxiliar na compra dos materiais e na sua remuneração, já confeccionou duas esculturas: “O Felino” e “A Arara Azul”. A próxima que será executada será o “O Mostro do Lago”, que deverá chamar ainda mais atenção pelo tamanho e o local de exposição. “O Mostro do Lago deverá ter de 10 a 12 metros de comprimento e ficará flutuando em um ponto fixo do lago do Parque Ecológico. “Acredito que até o próximo final de semana ele já esteja exposto ao público”, estima Neimar.
Segundo o artista, além da arte, a exposição tem o propósito de incentivar a educação ambiental. Para tanto serão utilizados vários materiais recicláveis e organizadas visitas com de estudantes da rede municipal de ensino, em trabalho conjunto com as secretarias de Educação e do Meio Ambiente. “Será realmente um momento de interação, quando as crianças vão poder ver a transformação dos materiais, aproveitando o que é descartado”, explica o artista. “Além da conscientização sobre a necessidade do reaproveitamento do material reciclável, as esculturas são um presente que deixo para o município de Toledo”. Em julho, depois de 15 anos morando na cidade, Neimar pretende transferir residência para Morretes, no litoral do Paraná.
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Projeto itinerante usa teatro para conscientizar crianças no trânsito

Balé Teatro Guaíra abre as comemorações dos 50 anos

Living Legends traz espetáculo internacional para Foz do Iguaçu

Atrações culturais vão movimentar o fim de semana em Toledo

Artistas e produtores analisam mudanças na Lei Rouanet

Aquário Municipal estará fechado na sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa

Exposições do MON estão entre as mais visitadas do mundo

Crianças comemoram Dia do Livro Infantil em Novo Sarandi

“Museu em Ação” leva público recorde ao Ecomuseu

Foz do Iguaçu faz parte do circuito de estreia do filme Los Silencios

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)