Cultura

Cultura será ferramenta para transformação de jovens

| 27/02/2014 - 00:00

Por Eliane Cargnelutti Torres
Da Gazeta
A cultura será uma das ferramentas para a implantação de um projeto social no Centro da Juventude Márcio Bombardelli, do Jardim Europa, para a recuperação, formação e encaminhamento de jovens para o mercado de trabalho e para que tenham melhor qualidade de vida. Será através do projeto Estação Juventude, da Secretaria Nacional da Juventude, aprovado para Toledo. O projeto terá duração de dois anos e visa o atendimento destes jovens, com orientações, cursos de formação, atividades culturais e recreativas e encaminhamento para o mercado de trabalho. As atividades serão concentradas nos finais de semana e feriados, oferecendo aos jovens novas possibilidades e expectativas de melhoria da sua condição familiar, social, pessoal e econômica.
O projeto prevê o repasse de R$ 257 mil para a execução do programa, incluindo R$ 150 mil para a contratação de pessoal e o restante dividido em equipamentos e materiais para a execução das atividades, segundo informa o secretário municipal da Juventude, Paulo Leonardi. Os recursos serão depositados em março, mas a secretaria já está encaminhando os processos para a contratação de pessoal, que deverá ser feita via licitação, de equipamentos e materiais. Serão contratados dois profissionais com formação nas áreas de ciências humanas e com conhecimento em informática para a realização do trabalho.
“Já recebemos a autorização e estamos repassando as informações referentes aos documentos necessários para a contração dos profissionais, compra de equipamentos e materiais para a implantação do programa”, explica o secretário. O atendimento será feito nos finais de semana e nos feriados, dias em que atualmente não são desenvolvidas atividades nos dois centros da juventude.
Os recursos, que deverão ser depositados em março, são oriundos da Secretaria Nacional da Juventude. O programa deverá começar a funcionar no segundo semestre, segundo estima Leonardi. “O processo é bastante burocrático e precisamos encaminhar as licitações para a contratação de pessoal e compra dos equipamentos e materiais necessários”, explica.
Segundo ele, dos 824 projetos encaminhados para Brasília, 116 foram selecionados e 54 foram contemplados com recursos, entre eles Toledo. “O projeto contempla jovens em situação de vulnerabilidade, com desajustes familiares e fora da escola, visando dar uma nova perspectiva de vida e trabalho. Será um desafio muito grande e que exigira muito esforço da equipe”, destacou o secretário da Juventude. O projeto vai funcionar apenas no Centro da Juventude Márcio Bombardelli, porque naquela região foi encontrado maior número de jovens dentro dos critérios estabelecidos pelo programa.
Os centros da Juventude, implantados há dois anos em Toledo, oferecem atividades culturais, esportivas, recreativas e de formação para os jovens, representando uma alternativa de lazer, esporte e de formação. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira e neste ano o horário foi estendido. Antes o atendimento era até as 17h30min e agora foi ampliado ate as 22h, com cursos e outras atividades. A meta da Secretaria da Juventude é atender cerca de 500 jovens, divididos nas duas unidades, na faixa etária dos 12 aos 29 anos de idade. Todos os atendimentos são gratuitos.
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Projeto itinerante usa teatro para conscientizar crianças no trânsito

Balé Teatro Guaíra abre as comemorações dos 50 anos

Living Legends traz espetáculo internacional para Foz do Iguaçu

Atrações culturais vão movimentar o fim de semana em Toledo

Artistas e produtores analisam mudanças na Lei Rouanet

Aquário Municipal estará fechado na sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa

Exposições do MON estão entre as mais visitadas do mundo

Crianças comemoram Dia do Livro Infantil em Novo Sarandi

“Museu em Ação” leva público recorde ao Ecomuseu

Foz do Iguaçu faz parte do circuito de estreia do filme Los Silencios

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)