Moda

Richa libera recursos para 96 unidades de saúde

| 27/02/2014 - 00:00

O governador Beto Richa assinou nesta quarta-feira (26), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, a liberação de recursos para o início das obras de construção de 92 unidades de saúde, reforma de duas unidades e ampliações de outras duas. São R$ 8,9 milhões, referentes à primeira parcela do convênio firmado pelo Governo do Estado, com 93 municípios paranaenses. O investimento total nas novas unidades será de R$ 44,8 milhões e o valor restante será repassado de acordo com o andamento das obras. Na região da 20ª Regional de Saúde, de Toledo serão instaladas seis unidades de saúde, em Assis Chateaubriand, Entre Rios do Oeste, Palotina, Terra Roxa, Toledo e Mercedes.
“É o compromisso do governo estadual em ofertar mais qualidade aos serviços de saúde, com estrutura e melhor atendimento básico no Paraná. Uma parceria com os municípios que busca um atendimento mais ágil e humano”, afirmou Beto Richa na solenidade, que teve a participação do secretário estadual da Saúde, Michelle Caputo Neto; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, e dos prefeitos dos municípios beneficiados. O governador acrescentou que no segundo semestre deste ano acontecerá mais liberações de recursos para construção de outras unidades.
A medida faz parte do Programa de Qualificação da Atenção Primária do SUS do Paraná (ApSUS), que destina recursos para obras de unidades de saúde. As duas unidades que passarão por reforma são de Grandes Rios. As ampliações serão feitas nas unidades de Saudade do Iguaçu e Japurá. O secretário da Saúde, Michele Caputo, explicou que o valor do recurso destinado para cada unidade de saúde foi definido pela prefeitura, a partir do modelo da unidade a ser construída, que é classificada pelo número de equipes que atuarão (Tipo I, II, III) ou de Apoio.
De 2011 até o final de 2014, o Governo do Estado terá liberado recursos para 400 Unidades da Saúde da Família em todas as regiões do Paraná. “Este é um compromisso que firmamos no plano de governo com todos os paranaenses”, destacou o governador.
Beto Richa ressaltou que o governo realizou, ao longo dos últimos três anos, muitos investimentos na melhoria da qualidade da saúde pública do Paraná. O resultado foi atestado em estudo apresentado pelo Ministério da Saúde que aponta o Paraná e Santa Catarina como os Estados que desenvolveram as melhores ações na área da saúde.
EQUIPAMENTOS - O secretário da Saúde, Micehele Caputo, apontou que além da construção da obra, as unidades de saúde que o Estado entrega aos municípios receberão também um kit completo de equipamentos. “Com isso, elas estão aptas a atender os cidadãos assim que são inauguradas”, afirmou Caputo. O kit de equipamentos é composto por 65 itens e inclui consultório odontológico, mesas clínicas, balanças, autoclaves, pinças, armários e móveis, entre outros equipamentos necessários para garantir atenção adequada aos pacientes.
MUNICÍPÍOS – “Investimos fortemente nos municípios porque são nas cidades que as pessoas vivem. A população merece respeito dos governantes e por isso levamos ações e obras do governo em todos os 399 municípios paranaense”, afirmou Richa.
A prefeita de Capanema, Lindamir Denardim, disse que com o recurso liberado, o município construirá uma unidade de saúde, que atenderá em média 300 famílias. “Sabemos que 98% do atendimento em saúde é realizado em unidades básicas. O governo realiza ações para o bem da população”, disse Lindamir.
Em Foz do Iguaçu, as três novas unidades que o município receberá vão atender cerca de 100 mil habitantes. “Elas ficarão em regiões carentes de atendimento básico e que aguardaram por muitos anos esse investimento”, destacou o prefeito Reni Pereira.
“A unidade tem uma importância primordial porque vai levar tranquilidade à população da zona rural do município”, afirmou o prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda. Ele disse que a unidade será construída no bairro Lanças. O prefeito de Guaporema, Marcão Barranco, falou que há muitos anos a população aguarda a construção de uma unidade de saúde. “A medida vai proporcionar uma melhor atendimento para a nossa comunidade”.
“É mais uma conquista para Bela Vista da Coroba que já recebe o apoio do governo pelo programa Vigiasus”, afirmou o prefeito Dilson Storch, que afirmou que a unidade atenderá 800 famílias da área rural do município. A prefeita de Manoel Ribas, Elizabeth Stipp Camilo, disse que a unidade de saúde será instalada em um bairro populoso e reforçará o atendimento no município, que hoje jáconta com uma unidade básica. “Além da estrutura, vamos receber equipamentos que são de grande importância para a equipe de saúde fazer um atendimento com qualidade”, destacou.
Também participaram da cerimônia, o secretário de Governo Cezar Silvestri, o secretário de Desenvolvimento Urbano Ratinho Júnior, a secretária da Família e Desenvolvimento Social Fernanda Richa; o líder do governo na Assembleia Legislativa deputado Ademar Traiano, deputados, vereadores e lideranças comunitárias.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Moda'

O significado que as cores têm nos uniformes e roupas de diferentes profissões

NEXT Coaching e Consultoria

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)