Cultura

Cultura e Museu organizam Encontro dos Pioneiros

| 28/02/2014 - 00:00

No próximo dia 27 de março acontece o tradicional Encontro dos Pioneiros de Toledo, que em 2014 completa 68 anos da chegada da 1ª caravana de desbravadores vindos de São Marcos - Rio Grande do Sul, em 1946. O evento, que em 2014 chega a sua 27º edição, será no Clube Toledão, a partir das 9h30min, onde haverá almoço seguido de baile com a banda Marca de Pampa.
O Dia do Pioneiro foi instituído pela Lei nº 1476, de 23 de dezembro de 1988, e é comemorado anualmente no dia 27 de março. Além de comemorar a data, que marca a chegada dos primeiros desbravadores, o principal objetivo do evento é homenagear os colonizadores, segundo afirma a secretária municipal de Cultura, Geni Fabris. “Eles chegaram e se instalaram às margens do Rio Toledo, onde hoje é o Parque dos Pioneiros, e, com seu trabalho ajudaram, a escrever a história de Toledo. Por isso, merecem nosso reconhecimento”, afirma.
Os pioneiros ou seus representantes serão comunicados sobre o evento e deverão retirar os convites no Museu Histórico Willy Barth, de 10 a 14 de março. O Museu, que organiza a festa, através da Secretaria Municipal de Cultura, tem um cadastro de todos os pioneiros e seus familiares e a partir destas informações emite a lista de convidados.
“Neste dia de comemorações, queremos ressaltar a importância dos pioneiros e desbravadores, além de recordar histórias do passado, onde aconteceram grandes sacrifícios e lutas. Sentimos orgulho pelo que eles fizeram por Toledo e sabemos que tudo foi feito com muito suor do seu trabalho e muitas vezes com suas lágrimas”, afirma a secretária.
Alfredo Paschoal Ruaro, 1º diretor da Maripá, foi quem delegou a tarefa a seu irmão Zulmiro Antônio Ruaro, que veio a Toledo comandando o primeiro caminhão com 14 trabalhadores. Eles chegaram às margens do Arroio Toledo em 27 de março de 1946.
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Projeto itinerante usa teatro para conscientizar crianças no trânsito

Balé Teatro Guaíra abre as comemorações dos 50 anos

Living Legends traz espetáculo internacional para Foz do Iguaçu

Atrações culturais vão movimentar o fim de semana em Toledo

Artistas e produtores analisam mudanças na Lei Rouanet

Aquário Municipal estará fechado na sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa

Exposições do MON estão entre as mais visitadas do mundo

Crianças comemoram Dia do Livro Infantil em Novo Sarandi

“Museu em Ação” leva público recorde ao Ecomuseu

Foz do Iguaçu faz parte do circuito de estreia do filme Los Silencios

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)