Economia

Toledo vive na contra mão da economia

| 27/12/2015 - 00:01

Ao analisarmos os dados do IBGE tanto nacional como do estado podemos ver uma queda nas vendas do comércio varejista. Conforme os dado apresentados as vendas no comércio varejista paranaense caiu 4,8% em outubro e relação ao mesmo mês no ano de 2014,mesmo com essa queda se formos fazer um comparativo em relação ao recuo do mesmo setor a nível nacional que apresentou um recuo de 5,6% podemos ver que ficamos abaixo da média nacional. Porem devemos ficar atentos, pois isso se reflete devido a redução da renda liquida dos rasileiros,
demonstrando que ouve uma queda nos postos de trabalhos, muitos consumidores preferiram pagar parte de suas dividas, outros fator que foi determinante para essa queda foi o aumentos nas taxas de juros, o aumento nos preços devida a aceleração da inflação, a desvalorização do real frente ao dólar, o que tem pesado muito em tudo isso também e a expectativa negativa do futuro econômico do pais nos próximos anos, pois o consumidor esta ficando cauteloso com relação as suas dividas,não sabemos o que vem por ai no cenário nacional da área econômica, o ano de 2016 é uma incógnita e o medo de ficar desempregado assusta. Os setores no Paraná que mais tiveram quedas foram o setor de moveis(-26,2%), equipamentos e materiais de escritório informática (-22,8%) o setor de combustível e lubrificantes recuou em (-11,1%) e eletrodoméstico (-8,9%). Porem o comercio de Toledo nesses últimos dias vive um euforia em relação a promoções, visitei varias lojas nesses dias que antecedem o natal e em muitas era difícil de se entrar de tanta gente comprando, isso demonstra que o empresário que se organizou com uma publicidade atrativa, viu seus estoque ser levado pelos consumidores, nessas andanças pelas lojas vi vendedores se desculpando com consumidores por que alguns produtos havia acabado, isso demonstra que superou a expectativa, sem falar na rede de supermercado que estava difícil de se locomover no seu interior e a espera na fila dos caixas eram enorme, fazendo com que o consumidor testa-se a sua paciência, mas o espírito natalino estava presente e ajudou muito. Fazendo uma analise dessa situação podemos ver que Toledo não ta nem ai para crise, pois aumenta a cada dia os novos investimentos, empresários de olho nesse mercado promissor, pois por sermos uma região agrícola e o agronegócio no mundo inteiro vem crescendo, os empresário devem analisar a economia local com outra visão em relação ao Brasil e até mesmo ao Paraná, pois temos dados bem diferentes, enquanto no geral a um recuo dos diversos setores da economia aqui alguns setores crescem os investimentos com vinda de novos empresários em busca dessa fatia econômica disponível. Se formos analisar nos últimos anos Toledo deu um salto e vem sendo vista com bons olhos por todos aqueles empreendedores que buscam os melhores lugares para investir seu capital com segurança e sem correr o risco de fracassar.
O natal trouxe a paz e a alegria com nascimento do menino Jesus no coração de cada um de nos e a esperança de um novo recomeçar economicamente na vida de cada família. Que a luz do menino que nasceu neste dia 25 traga amor, saúde, paz e sabedoria para cada um de nos, são os votos do autor desta coluna.
Luiz Dalberto Ferreira
Economista
Corecon/PR nº6.346-0
    1 COMENTÁRIO
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

  • gerson
    muito lindo, a mensagem no paragrafo final da mensagem do luiz, porem prova que a crise eh questão de estratégica, eh criar mecanismo para que a crise seja passageira , exemplo como a renda do trabalhador encolheu , os empresários também deve reduzir a margem de lucro , no produto final , e com isso aumenta as vendas.
Notícias de 'Economia'

Contribuintes têm até hoje para entregar Imposto de Renda

Bolsonaro extingue horário de verão

Prazo para adesão ao Refis 2019 é prorrogado até junho

Após recuo em 2018, vendas na Páscoa têm alta de 1,29% neste ano

No Mês da Indústria, Sistema Fiep apresentará dimensão de seu trabalho

Cartão de crédito clonado é principal fraude sofrida por consumidores

Brasil tem 62,7 milhões de pessoas negativadas

Com crescimento de 10%, Paraná lidera produção industrial brasileira

Senado decide que consumidor tem direito a celular reserva

As novidades tributárias que afetarão sua empresa ainda este ano

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)