Moda

Árbitros de seis estados participam de curso de formação em Toledo

| 29/07/2016 - 00:01

Doze duplas de seis estados brasileiros estão participando em Toledo do curso de arbitragem para ascensão para árbitro nacional de handebol. O curso começou na terça-feira, 26, no campus I da Universidade Paranaense (Unipar), e estende-se até domingo, 31, com atividades e avaliações práticas e teóricas. As aulas estão sendo ministradas na Unipar, parceria da Confederação Brasileira de Handebol e da Liga Estadual de Handebol na iniciativa, com o apoio da prefeitura de Toledo, e as práticas durante a realização do Campeonato Paranaense de Handebol categoria Cadete, Masculino e Feminino, aberto na quarta-feira, 27, e que termina no domingo, 31. As disputas estão sendo realizadas nos ginásios de esportes Alcides Pan, CCR e Panorama, com a arbitragem sendo feita pelos alunos do curso.
“O trabalho está sendo muito interessante e o aproveitamento excelente. Os alunos estão passando por avaliações físicas, técnicas e práticas, divididos em duplas, como é a atuação em quadra”, explica o diretor de árbitros da Confederação Brasileira de Handebol, Ésilo de Mello, responsável pelo curso. Segundo ele, treinamentos como estes são realizados periodicamente visando melhorar a formação dos árbitros e prepará-los para arbitragem de competições nacionais e internacionais. Em Toledo, disse ele, o apoio do professor Roberto Niero, coordenador da Unipar, unidade de Toledo, que é árbitro continental, foi fundamental, viabilizando a estrutura para as atividades teóricas e aproveitando a realização do Campeonato Paranaense em Toledo, que possibilitou as atividades práticas.
Para ser árbitro, explica ele, não é preciso necessariamente ser professor de Educação Física. É preciso conhecer as regras e passar pelos treinamentos e cursos, visando a preparação. Entre os que integram o grupo de árbitros estão professores de Educação Física, mas também ex-jogadores e outras pessoas que conhecem, gostam e se dedicam à modalidade. Entre os participantes também estava uma dupla do Paraná que vai participar da comissão de mesa que arbitrará os Jogos Olímpicos, além de Ésilo que será o coordenador oficial de mesa da modalidade de handebol na Rio 2016.
Integrando a Confederação Brasileira de Handebol há vários anos, Ésilo ficou muito feliz pelo convite para auxiliar a modalidade na organização dos Jogos Olímpicos. “É uma preparação que já vem sendo feita há dois anos, com várias reuniões e cursos. Estou muito feliz em participar deste evento esportivo, que vai reunir os melhores atletas, os maiores profissionais, um evento com visibilidade mundial”, ressaltou ele, que comparou a sua participação como a de um jogador de futebol convocado para integrar a seleção brasileira para representar o pais em uma competição desta natureza. “É um sonho, como se fosse um jogador de futebol chegar à seleção brasileira, é uma satisfação imensurável”, reforçou ele, que permanecerá no Rio de Janeiro de 3 a 22 de agosto.
Galeria de fotos
    1 COMENTÁRIO
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

  • Eraldo
    Gostaria de parabenizar os amigos Esilo e Roberto pela realização desse evento tão importante.
Notícias de 'Moda'

O significado que as cores têm nos uniformes e roupas de diferentes profissões

NEXT Coaching e Consultoria

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)