Cultura

Mostra e Festival de Circo Social serão realizados em setembro

| 11/08/2016 - 00:01

Mostra e Festival de Circo Social serão realizados em setembro

Respeitável público, o circo está chegando. Será de 26 a 30 de setembro, em Toledo, com diversos espetáculos e oficinas durante a 10ª Mostra de Circo e 3º Festival Nacional de Circo Social. A programação está sendo finalizada e incluirá oficinas, palestras, apresentações de trabalhos realizados em projetos de circo de Toledo e de outros municípios, além de espetáculos teatrais de companhias de circo conhecidas nacionalmente. Em todas as atividades o acesso será livre.
“Desde junho estamos fazendo contatos com grupos da região e também de outros estados, para definir os espetáculos e oficinas para o Festival e a apresentação dos projetos para a Mostra. Grandes nomes do circo já confirmaram presença. Diversos grupos da região também garantiram participação na Mostra. Com certeza, tanto a Mostra como o Festival, serão um sucesso em Toledo”, destacou o coordenador do projeto Circo da Alegria, da Mostra e do Festival, Dado Guerra. A programação, que será aberta ao público, possibilitará ver grandes espetáculos circenses, além de uma integração e troca de conhecimentos entre os participantes de projetos de circo. A expectativa é de pelo menos 15 municípios participando da Mostra, com a exposição de cerca de 20 projetos circenses.
A mostra dos projetos circenses será durante o dia, com atividades no Teatro Municipal. À noite serão realizados os espetáculos do Festival de Circo Social, que contará ainda com oficinas paralelas e apresentações alternativas, como a Noite do Fogo, no Parque Ecológico Diva Paim Barth, com apresentações de pirofagia, o Cabaré, no Picadeiro do Circo da Alegria, reunindo parte de espetáculos circenses dos grupos participantes, e a carteira de motorista para monociclo, uma brincadeira com este equipamento utilizado nas apresentações circenses.
Ainda estão sendo definidos palcos alternativos para apresentações, visando atingir públicos dirigidos como idosos e estudantes, além da população em geral, com apresentações na rua. Uma novidade neste ano será uma oficina dirigida a professores de Artes, de Educação Física, entre outras áreas que tenham interesse pela atividade. Nos anos anteriores, as atividades eram dirigidas somente a pessoas com iniciação no circo.
A Mostra é realizada simultaneamente ao Festival de Circo Social e a programação proposta visa ir além dos espetáculos, do ensino da técnica circense. “Vamos convidar pessoas de destaque no circo nacional justamente para mostrar que é necessário também estudar, pesquisar para chegar a números de excelente qualidade, sem lesões, prolongando a vida útil no circo. Queremos mostrar que para fazer circo também é preciso um estudo sistematizado. O circo não pode ser amador, precisa de uma profissionalização. Queremos que as pessoas que participam dos projetos circenses percebam esta realidade e busquem se profissionalizar, se aperfeiçoar, como deve ser em qualquer outra carreira”, acrescenta Dado Guerra.
Para o Festival estão sendo esperados grupos circenses de Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, incluindo pesquisadores da Unicamp e integrantes da Escola Nacional de Circo. A Escola Nacional de Circo oferece bolsas de estudos para os interessados em se profissionalizar e aperfeiçoar os seus conhecimentos. Dois integrantes do projeto de Circo em Toledo já foram contemplados com bolsas de estudos, passando dois anos no Rio de Janeiro, com todas as despesas pagas.
Circo da Alegria
O Circo da Alegria é um projeto social desenvolvido na Escola Municipal Anita Garibaldi, no Jardim Europa, que completa neste ano 26 anos de atuação no município. Durante este período, cerca de dez mil crianças e adolescentes passaram pelo local, onde receberam noções de cidadania e responsabilidade social, bem como técnicas circenses. O programa está incluindo no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e atende atualmente 160 crianças e adolescentes na faixa etária dos 4 aos 18 anos.
A Mostra e o Festival Nacional de Circo Social são organizados pela prefeitura de Toledo/Secretaria Municipal de Educação, e pela Escola Municipal Anita Garibaldi, através do Circo da Alegria, com o apoio da Câmara de Vereadores, Circo Ático, Cozinha Social e secretarias da Cultura e de Comunicação.

    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Projeto itinerante usa teatro para conscientizar crianças no trânsito

Balé Teatro Guaíra abre as comemorações dos 50 anos

Living Legends traz espetáculo internacional para Foz do Iguaçu

Atrações culturais vão movimentar o fim de semana em Toledo

Artistas e produtores analisam mudanças na Lei Rouanet

Aquário Municipal estará fechado na sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa

Exposições do MON estão entre as mais visitadas do mundo

Crianças comemoram Dia do Livro Infantil em Novo Sarandi

“Museu em Ação” leva público recorde ao Ecomuseu

Foz do Iguaçu faz parte do circuito de estreia do filme Los Silencios

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)