Cidade

IDEB de Toledo tem melhor índice da história no ensino fundamental

| 08/09/2016 - 00:01

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB do Ensino Fundamental das escolas municipais de Toledo atingiu um patamar inédito na história. O índice do município avançou de 5.9 em 2013 para 6,7 em 2015, bem acima da média nacional e estadual – 5.3 e 6.1, respectivamente, e acima de municípios de porte, como Cascavel e Curitiba que alcançaram índice idêntico: 6.3. O índice leva em conta os anos iniciais do Ensino Fundamental, que é competência do município.
No ano de 2013, Toledo havia apresentado recuo de 6.4 para 5.9, exatamente no período em que a Secretaria da Educação fez a contratação de centenas de novos profissionais. Com os investimentos realizados em pessoal, formação continuada de professores e nas condições estruturais das escolas, o índice voltou a subir, atingindo o patamar histórico.
A melhor colocação foi a da Escola Municipal Arsênio Heiss (Jardim Porto Alegre), com a média inédita de 8.0. Várias escolas apresentaram índices elevados, acima de 7: Jardim Concórdia (7.7), Norma Demeneck Belotto (7.5), Amélio Dal Bosco (7.4), Borges de Medeiros (7.2), Shirley Lorandi (7.2), Osvaldo Cruz (7.1) e Egon Bercht (7.0).
Na avaliação da diretoria do Departamento de Ensino, Neusa Melânia Bacca Koval, “o resultado é ainda mais expressivo quando se leva em conta que 100 por cento das escolas apresentaram evolução em seus índices”.
De acordo com a secretária interina da Educação, Carmen Possebon, o excelente desempenho se deve à qualificação profissional no âmbito da Secretaria da Educação de Toledo e outras formações em parceria com as universidades públicas da região, além da participação efetiva das famílias na vida escolar dos filhos, o que repercute no interesse dos estudantes e no baixo nível de reprovação e evasão.
Em 2015, Toledo já havia alcançado o melhor índice de reprovação escolar da história, que caiu de um patamar acima de 5% para 1,98%, número abaixo da média mundial. Da mesma forma, houve queda acentuada no índice de evasão escolar, em decorrência de um programa desenvolvido pela Secretaria da Educação que acompanha os casos pontuais e procura fazer o resgate de alunos nessa condição.
Como o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é calculado?
A nota do IDEB varia de 0 a 10 pontos e funciona como um indicador de qualidade – para a escola e para a rede.
Ela é calculada com base em uma fórmula que considera dois componentes: o nível de conhecimento dos alunos em relação aos conteúdos de Língua Portuguesa (com ênfase em leitura) e Matemática e a taxa de rendimento – isto é quantos estudantes não foram reprovados nem abandonaram a escola no ano de referência da avaliação.
Assim sendo o IDEB é a média das notas da Prova Brasil, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e das taxas de reprovação e evasão. A Prova Brasil permite saber a nota de cada aluno e de cada escola. As taxas de reprovação e evasão entram para garantir que a qualidade seja o objetivo principal, com todos aprendendo.

    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cidade'

Servidor municipal receberá 10 meses de Vale Alimentação em 2019

Inscrições para o NACA estão abertas

Toledo conquista espaço aéreo com certificação da Anac

Jadyr Donin é nomeado a diretor da Câmara de Toledo

Procon informa: Horário de atendimento especial para final de janeiro

Educação ambiental levada à prática nos bairros de Toledo

Educação aproveita férias para acelerar obras e reformas

Piloto Toledano assina importantes contratos com patrocinadores para 2019

Investimentos em galerias pluviais melhoram escoamento de água no município

Nova escola do Jardim Porto Alegre está sendo construída

Mais Destaques

Estado

Saúde traça plano de combate à febre amarela

Gente X Poder

Urubu virou pombinha?

Artigos

OPINIÃO: Privatizar não é a melhor solução

Política

MPPR e União de Vereadores do Paraná assinam termo de transparência na gestão pública

Economia

Banco do Brasil é considerado o mais sustentável do mundo

Esporte

Curso de GR auxiliará na montagem de séries e terá aulas de balé

AgroGazeta

Colheita de soja no Brasil atinge 5,4% da área, estima agência

Geral

Após meses de espera, Amazon.com inicia vendas diretas no Brasil com 11 categorias de produtos

"Já são 17 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Junte-se a quem de fato é lido - invista em propaganda onde sua marca ficará visível 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)