Cidade

IDEB de Toledo tem melhor índice da história no ensino fundamental

| 08/09/2016 - 00:01

IDEB de Toledo tem melhor índice da história no ensino fundamental

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB do Ensino Fundamental das escolas municipais de Toledo atingiu um patamar inédito na história. O índice do município avançou de 5.9 em 2013 para 6,7 em 2015, bem acima da média nacional e estadual – 5.3 e 6.1, respectivamente, e acima de municípios de porte, como Cascavel e Curitiba que alcançaram índice idêntico: 6.3. O índice leva em conta os anos iniciais do Ensino Fundamental, que é competência do município.
No ano de 2013, Toledo havia apresentado recuo de 6.4 para 5.9, exatamente no período em que a Secretaria da Educação fez a contratação de centenas de novos profissionais. Com os investimentos realizados em pessoal, formação continuada de professores e nas condições estruturais das escolas, o índice voltou a subir, atingindo o patamar histórico.
A melhor colocação foi a da Escola Municipal Arsênio Heiss (Jardim Porto Alegre), com a média inédita de 8.0. Várias escolas apresentaram índices elevados, acima de 7: Jardim Concórdia (7.7), Norma Demeneck Belotto (7.5), Amélio Dal Bosco (7.4), Borges de Medeiros (7.2), Shirley Lorandi (7.2), Osvaldo Cruz (7.1) e Egon Bercht (7.0).
Na avaliação da diretoria do Departamento de Ensino, Neusa Melânia Bacca Koval, “o resultado é ainda mais expressivo quando se leva em conta que 100 por cento das escolas apresentaram evolução em seus índices”.
De acordo com a secretária interina da Educação, Carmen Possebon, o excelente desempenho se deve à qualificação profissional no âmbito da Secretaria da Educação de Toledo e outras formações em parceria com as universidades públicas da região, além da participação efetiva das famílias na vida escolar dos filhos, o que repercute no interesse dos estudantes e no baixo nível de reprovação e evasão.
Em 2015, Toledo já havia alcançado o melhor índice de reprovação escolar da história, que caiu de um patamar acima de 5% para 1,98%, número abaixo da média mundial. Da mesma forma, houve queda acentuada no índice de evasão escolar, em decorrência de um programa desenvolvido pela Secretaria da Educação que acompanha os casos pontuais e procura fazer o resgate de alunos nessa condição.
Como o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é calculado?
A nota do IDEB varia de 0 a 10 pontos e funciona como um indicador de qualidade – para a escola e para a rede.
Ela é calculada com base em uma fórmula que considera dois componentes: o nível de conhecimento dos alunos em relação aos conteúdos de Língua Portuguesa (com ênfase em leitura) e Matemática e a taxa de rendimento – isto é quantos estudantes não foram reprovados nem abandonaram a escola no ano de referência da avaliação.
Assim sendo o IDEB é a média das notas da Prova Brasil, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e das taxas de reprovação e evasão. A Prova Brasil permite saber a nota de cada aluno e de cada escola. As taxas de reprovação e evasão entram para garantir que a qualidade seja o objetivo principal, com todos aprendendo.

    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cidade'

novo site

Livro resgata visão de futuro e trajetória de Willy Barth.

O Brasil recicla menos de 15% dos resíduos industriais e domésticos, orgânicos e não orgânicos.

Construção da sede da APAC em Toledo esta acelerada

Nota de esclarecimento sobre ajuizamento de ação civil pública pelo ministério público em razão da o

NOTA PÚBLICA EM REFERÊNCIA A PROPOSITURA DE AÇÃO CÍVIL POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA DO MINISTÉRIO

DR. Sandres Sponholz fala sobre o pedido de improbidade do ex-prefeito Beto Lunitti e do atual Lúcio

Edital N° 01/2019

Município de Toledo assina TAC para criação de Coordenação de Defesa e Proteção Animal

Bazar aquece as vendas para o dia das mães em Toledo

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)