Estado

Estudantes paranaenses são destaques na 13° edição do Parlamento Jovem

| 30/09/2016 - 00:01

A participação dos estudantes paranaenses é um dos destaques da 13° edição do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), que tem como objetivo facilitar aos estudantes do ensino médio das escolas públicas e privadas brasileiras o exercício da cidadania e da vivência do processo legislativo. Durante o programa, os jovens participaram de uma jornada de uma semana na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde atuam como deputados federais de maneira simulada.
A rotina dos jovens deputados envolve a elaboração de projetos de lei e emendas constitucionais, além de debates em plenário. A simulação desperta nos estudantes o interesse pela política e o conhecimento do processo democrático, além de desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico.
Esta edição, que conta com 78 participantes, tem um destaque especial para a participação dos estudantes paranaenses, já que é presidida pela aluna Desireé Silva Leão, de 16 anos, do 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual Albino Feijó Sanches, em Londrina (Norte do Estado).
A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar nos jovens a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático. Esses foram os fatores que motivaram Desireé a participar do programa.
NOVOS APRENDIZADOS - A estudante diz que aprendeu a respeitar ideias diferentes e entender como funciona a atividade parlamentar.
Foi que aconteceu com sua colega, a estudante Ana Gabriele Hernandes de Arruda, 16 anos, também do 3° ano do ensino médio. Segundo ela, a experiência ampliou sua visão sobre política. Ana foi eleita pelos colegas vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara e tem a função de mediar os debates sobre o tema.
O programa Parlamento Jovem Brasileiro é uma iniciativa da Câmara dos Deputados, que seleciona estudantes do ensino médio de todo o Brasil para vivenciar a jornada de trabalho de um deputado federal. Durante cinco dias, esses jovens criam projetos de lei e aprendem sobre todas as etapas do processo legislativo. Ao final dos mandatos, os jovens parlamentares irão votar quatro Projetos de Emendas Constitucionais (PECs) e dois projetos de leis, que serão acrescentados no arquivo da Câmara para apreciação dos deputados.
Além de Desireé e Ana, a rede estadual também é representada pelos estudantes Vinicius Eduardo Gonçalves, também do Colégio Estadual Albino Feijó Sanches, Bruna Becher Borçatto (Colégio Estadual Dois Vizinhos), e Maria Eduarda Moraes Rissato, do Colégio Estadual Eron Domingues, de Toledo.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Estado'

Empreiteira Endeal Engenharia é homenageada pelo Ministério da Justiça

Nova lei assegura recursos para o programa de tarifa rural noturna

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)