Artigos

Twitter segue sendo um canal estratégico para as empresas

| 24/02/2017 - 00:01

Ricardo Heidorn
Nestes 10 anos de existência, o Twitter já ganhou muitos concorrentes quando o assunto é mídias sociais, como Facebook, Snapchat e Instagram. Ainda assim, o imediatismo proporcionado pelo Twitter segue sendo um sucesso no Brasil. Hoje, nós somos um dos cinco mercados mais importantes para a marca e, só em 2016, a empresa apresentou um crescimento de 139% no País.
Isso porque, ao contrário do que ocorre nos Estados Unidos e na Europa, por exemplo, o Brasil oferece um potencial de crescimento para o microblog, já que 45,6% dos brasileiros ainda não tem acesso à internet, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). E, assim como acontece em outros países emergentes, no Brasil, as pessoas que estão acessando a rede pela primeira vez fazem isso pelo smartphone, a plataforma mais usadas pelos usuários do Twitter.
TWITTER É RELEVANTE PARA O E-COMMERCE
Uma pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media sobre o perfil dos consumidores na América Latina apontou que, no Brasil, os usuários que acessam o Twitter fazem 1,2 vez mais compras online, se comparados com aqueles que não acessam o microblog. Isso representa 71% dos tuiteiros.
A pesquisa também abordou a importância da internet e do Twitter para a decisão de compra dos usuários. Entre os internautas brasileiros, 83% afirmaram que, normalmente, fazem buscas na internet, incluindo as mídias sociais, antes de comprar qualquer produto. E 81% disseram que a internet oferece informações sobre produtos e marcas que não podem ser obtidas em outro lugar.
Além disso, a publicidade no meio digital incentiva 1,4 vez mais a compra online entre os usuários do Twitter do que para os que não estão presentes na plataforma. Entre os itens mais comprados, estão livros, vestuário, celulares, eletrodomésticos e cosméticos.
FACILIDADES DO TWITTER
Para aproximar ainda mais as marcas dos seus consumidores, o Twitter oferece o First View, uma forma de fazer anúncios em vídeo na plataforma. Todos os dias, milhões de pessoas usam o Twitter para estar em contato com os assuntos do seu interesse, então, os anunciantes têm em mãos mais uma maneira de atingir o seu público-alvo em tempo real.
Nas campanhas de First View, o vídeo promovido fica em local de destaque na linha do tempo de todos os usuários brasileiros que acessarem o Twitter durante o dia. É uma oportunidade para potencializar esforços e criar uma ação significativa para lançamentos de produtos, eventos patrocinados, entre outros.
Outra solução do microblog para tornar a comunicação entre as marcas e os seus consumidores mais eficiente é o Atendimento Automatizado ao Consumidor via Mensagem Direta (DM). Essa funcionalidade inclui respostas automáticas e de boas-vindas, que podem ser integradas ao atendimento humano, tornando a experiência do consumidor mais satisfatória. As empresas podem, ainda, ativar links para direcionar o consumidor para um serviço fora da plataforma.
Como se pode perceber, o Twitter continua sendo um canal extremamente relevante para as estratégias de negócio. A plataforma é ideal para que as marcas se conectem ao seu público, atendendo às suas necessidades, tirando dúvidas e resolvendo problemas.
Ricardo Heidorn é CEO da Seekr [1], empresa brasileira de soluções em relacionamento digital.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Artigos'

Jesus viu uma grande multidão e teve compaixão

Sustentabilidade e reeducação

Uma abertura comercial inteligente

Eles estão surdos

O Poder e o Povo

Uma agenda a favor do Brasil

Aeroportos: Muito na frente de nosso tempo

A ameaça do “não voto”

Contratação de refugiados pode ser vantagem competitiva para os negócios

Jesus enviou os apóstolos em missão

Mais Destaques
"Chegamos ao 15 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Aqui se propaga - 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)