Cultura

Novidades no Museu Histórico Willy Barth

| 17/05/2017 - 21:40

Novidades no Museu Histórico Willy Barth

Hoje é um dia especial para a cultura universal, pois em 18 de maio celebra-se o Dia Mundial dos Museus, data criada pelo Conselho Internacional dos Museus com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância dessas instituições. Entre as razões para tanto, encontramos a necessidade de valorização desses espaços de memória e de cultura, assim como o estreitamento da relação entre os museus e o público visitante.
No Brasil, por iniciativa do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), anualmente são realizados diversos eventos durante a semana que marca o Dia dos Museus. Esse período de comemorações é conhecido como Semana Nacional dos Museus e contempla milhares de atividades que ocorrem em mais de 450 cidades do país.
O município de Toledo habitualmente participa das ações do IBRAM e para a edição deste ano a Secretaria Municipal de Cultura preparou duas exposições simultâneas que começam hoje no Museu Histórico Willy Barth. Com abertura programada para às 8:20 estreiam a exposição “Toledo: Terra da promissão” e a mostra “Eco Pintura”.
A primeira, ambientada no início do processo de colonização da cidade, recria algumas cenas vividas pelos pioneiros de Toledo. As instalações dessa exposição nos convidam a voltar ao tempo e imaginar como era a vida dos primeiros moradores, que aqui encontraram uma “terra promissora”, o que dá nome ao trabalho. Nela podemos visualizar algumas das mudanças pelas quais o município passou e observar como, ao longo da história, a cidade e seu povo se transformaram. A exposição possui riqueza em seus detalhes e conforme nos conta o funcionário do Museu, Anésio José Vitto, é composta por fotografias, mapas e objetos do passado, que resgatam e preservam a memória local. Como essa será uma exposição permanente, apresentada até o mês de dezembro, espera-se a visitação de cerca de 1700 alunos do município através do programa “Conhecendo Toledo”, em que as escolas organizam excursões a pontos de destaque como o Museu. A instituição também estará de portas abertas a toda população, para que muito mais pessoas possam prestigiar os trabalhos expostos.
A outra atividade que integra a Semana Nacional dos Museus é uma exposição de arte concebida a partir de elementos recolhidos da natureza. Intitulado “Eco Pintura”, o trabalho do artista plástico Ataídes kist, de Marechal Cândido Rondon, mostra uma série de obras resultantes da técnica que mistura troncos, cipós e cascas de árvores com sua pintura. O trabalho do artista ficará exposto até o mês de junho.
Logo após a abertura das exposições, que contará com a presença de estudantes e professores, será promovido ao redor do Museu Histórico Willy Barth o plantio de mudas de plantas nativas da região, como a erva-mate e a araucária.
Fernando Baldi Braga
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Cultura'

Cultura divulga resultado de recursos do Profice

Secretário da Cultura participa de reunião com comitiva do Uruguai

Cultura divulga habilitados no Domingo tem Teatro

Escritor nigeriano visita o Paraná

Apesar de divergir, Ministro da Cultura não pediu demissão

Centro Juvenil de Artes Plásticas completa 65 anos

Livro retrata a história da arquitetura das escolas do Paraná

Marco das Três Fronteiras pode ser patrimônio cultural de Foz

Concurso Edy Braun chega a sua 6º edição

Aberto processo seletivo para Escola de Dança Teatro Guaíra

Mais Destaques

Regional

Sicredi repassa doação à APAE de M. C. Rondon

Esporte

Copa Kids: Marechal tem bons resultados diante de Toledo

Cidade

8º Encontro das mulheres trabalhadoras rurais

"Chegamos ao 15 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Aqui se propaga - 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)