AgroGazeta

Produtores paraguaios cancelam compras para próxima safra

| 29/06/2017 - 22:00

No Paraguai, os produtores estão preocupados porque, em setembro, começa a safra de soja mais importante do ano. Se durante o próximo mês não for definida a situação do imposto de exportação sobre a soja, haverá efeitos importantes, advertem.
O presidente da União de Grêmios da Produção (UGP), Héctor Cristaldo, disse que, a mais tardar, em julho, o imposto sobre a soja deve ser definido, uma vez que, em agosto, devem chegar os pedidos de insumos e máquinas para a safra 2017/18, que se inicia em setembro, com o plantio.
“Alguns produtores cancelaram compras de máquinas e deixaram de lado muitas coisas. Outros estão pensando em como assumir esse compromisso se, depois, não vão poder cumprir. A incerteza não desaparece, há uma paralisia e uma preocupação de como encarar as regras do jogo”, explicou Cristaldo, que também é titular da Coordenadoria Agrícola do Paraguai (CAP). Ele acrescentou que “os políticos não medem as consequências no dia a dia das pessoas”.
A projeção é obter um maior volume de colheita ano após ano. Assim, os produtores necessitam de comprar todos os insumos necessários nesta época. A falta desses insumos poderia influenciar na quantidade de hectares plantados e no volume produzido ao final da safra 2017/18.
O presidente Horacio Cartes já se posicionou contra os impostos sobre a exportação. Para Cristaldo, este fator “ao menos, é um sinal”, mas ainda não é suficiente, já que o projeto de lei apresentado pela Frente Guasu segue vivo e inconclusivo.
Os produtores, portanto, seguem em vigília e prontos para protestar nas estradas novamente, se for necessário.
A proposta do Ministério da Fazenda, de aumentar o IVA agropecuário de 5% para 10%, poderá ser avaliada pela UGP, uma vez que o projeto de lei seja retirado.
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'AgroGazeta'

China autoriza importação de gordura de porco do Brasil

Começa mais uma campanha de vacinação contra aftosa

Novo Zoneamento Agrícola de Risco Climático da Uva é publicado

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)