Regional

Lindeiros alinha ações para a região Oeste com diretores de Itaipu

| 31/07/2017 - 20:50

Lindeiros alinha ações para a região Oeste com diretores de Itaipu

Uma extensa pauta de discussões selou o compromisso de parceria entre as duas instituições
Assuntos de interesse regional fizeram parte da pauta da Assembleia Geral Ordinária (AGO), do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, realizada no Espaço Educativo do Ecomuseu em Foz do Iguaçu. O evento reuniu diretores de Itaipu, prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores e presidentes de associações comerciais da região. Em foco esteve o protagonismo regional na expressão e elaboração de projetos, programas e convênios norteadores de práticas de cunho estruturante para o desenvolvimento.
Os interesses regionais perfazem, desde melhor qualidade de vida, até a execução de cursos, investimentos em turismo e áreas que auxiliam os municípios no cumprimento de metas e objetivos do Programa Cidades Sustentáveis, por exemplo.
A presença de autoridades regionais, assim como dos diretores de Itaipu, se fundamenta no objetivo norteador a projetos e programas que visem promover o desenvolvimento sustentável para o Oeste do Paraná. Sob condução da presidente do Conselho dos Lindeiros, Cleci Rambo Loffi, a AGO contou com a presença do diretor de Coordenação de Itaipu, Hélio Gilberto Amaral, diretor Administrativo, Marcos Antônio Baumgartner, diretor Financeiro, Marcos Stamm, vice-presidente do Lindeiros, Airton Antônio Copatti, tesoureiro, Edson Wamms, e o secretário da entidade, Paulo Coppetti.
Pauta
Dentre os pleitos do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros está o repovoamento de peixes no lago de Itaipu. “O reservatório conta com inúmeros eventos de pesca, contudo ainda não temos o turismo neste setor valorizado e desenvolvido, devido à baixa quantidade de peixes”, referenda ofício encaminhado à Diretoria de Coordenação da Binacional. O objetivo é que, também, os pescadores profissionais sejam valorizados com a implementação de programas geradores de renda e profissionalização no cultivo de peixes.
Terminais turísticos
Outro assunto refere-se a uma revisão e alteração dos termos de Concessão de Uso e Acessos às conhecidas praias artificiais da região Oeste. Neste sentido a Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adetur), finaliza um estudo jurídico para embasar uma melhor forma de utilização dos espaços pela comunidade e promovendo o turismo regional.
Energias Renováveis
A geração de energia limpa é outro fator que abre horizontes promissores. Citado o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), que tem uma Câmara Técnica de Energias Renováveis, o Conselho expressa disponibilidade em protagonizar parceria com a Itaipu Binacional para desenvolver um plano de trabalho no intuito de implantar formas diferenciadas de energias. “Haverá benefícios aos órgãos públicos e pessoas de baixa renda, bem como, serão auxiliados os empresários a investir na região”, frisa a presidente do Lindeiros, Cleci Loffi.
Cidades Sustentáveis
Convênio com a Itaipu visa a adesão dos municípios da região à plataforma do Programa Cidades Sustentáveis. A ferramenta é muito importante para a geração de indicadores que possibilitam monitorar avanços em diferentes áreas, além de disseminar e divulgar boas práticas, muitas delas implantadas e apoiadas pela Itaipu Binacional.
Encontros e Caminhos CAB
A proposta do Encontros e Caminhos CAB (Cultivando Água Boa), já foi disseminada e começa a ser trabalhada pelos municípios. A ação propicia à região desenvolver e demonstrar as ações na área de meio ambiente com elaboração de uma vitrine na Itaipu Binacional.
Gincana jovem
Com sucesso em 2011, 2013 e 2016 a Gincana Jovens Lindeiros Ligados a Vida volta à pauta. O evento chama a atenção à vivência e conscientização dos participantes sobre diversos assuntos atuais, assim como estratificação de futuro.
Além destas iniciativas, o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros manifesta a intenção de participar como um agente ativo junto à Itaipu Binacional no planejamento de ações que culminem em novos convênios, para salvaguardar os pleitos e demandas do Oeste do Paraná.
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Regional'

Gaeco prende quatro investigadores e um agente de carceragem

Chefe de gabinete da prefeitura é preso pelo Gaeco recebendo dinheiro de empresário

Sistema Fiep premiará ações que contribuem para uma educação de qualidade

Prefeitura apoia projeto do IFPR que levará planetário às escolas

Grande público marcam abertura da Copa Coamo 2019

Inadimplência das empresas teve a menor alta em 18 meses

Empresa incubada no PTI cria aquecedores sustentáveis para aviários da região

Governo do PR repassa informações erradas para a imprensa sobre a data-b

Nova ponte em Foz vai reforçar o comércio entre Paraná e Paraguai

Dois prefeitos lindeiros vencem Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Mais Destaques
"Já foram 19 milhões que acessaram o site do Jornal Gazeta de Toledo- ISENÇÃO E VERDADE!"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)