Moda

Jornalismo automotivo: Everton Leontino conta a importância deste ramo nos dias de hoje

| 04/08/2017 - 20:05

Jornalismo automotivo: Everton Leontino conta a importância deste ramo nos dias de hoje

Nos tempos atuais, o processo em que muitas cidades se encontram é de transição, algumas de maneira mais rápida que outras. Cidades cada vez maiores exigem meios de locomoção cada vez mais inteligentes, no consumo, na agilidade, no espaço, na conectividade. As cidades e seus trajetos passaram a exigir muito mais das pessoas que antes. E os automóveis passaram a ser muito mais que meios de locomoção.
Não é comum ouvir histórias de pessoas que ficaram quase loucas pensando em como dar cota de todos os compromissos quando seu carro precisou ir para a oficina. E quem mora cidades grandes já entende a importância de um sistema de navegação, ou de entreter as crianças em meio a trajetos cada vez mais longos. Ou sobrepor obstáculos urbanos da pavimentação urbana que não recebe a devida atenção. Ter um motor que renda mais por menos, já que cada dia temos uma nova surpresa no posto de combustível. Espaço para as compras? Para as crianças? Ou para o material do escritório? Motor potente para a estrada ou econômico para a cidade? É nesta hora que entra em ação o jornalista automotivo.
Ele é quem vai avaliar qual carro é o melhor para cada uso e a melhor compra. Mas e depois da compra? O jornalista automotivo vai te ajudar a esclarecer duvidas frequentes sobre funcionamento do veículo, mudanças na legislação, e facilitar seu dia a dia com seu automóvel.
Minha experiência como jornalista automotivo
O trabalho que desenvolvo neste ramo iniciou em 2015, ainda em Toledo. Uma breve experiência desenvolvendo um conteúdo automotivo em um periódico da cidade me fez aprender muito sobre como funcionava a mídia na região e a encontrar as necessidades do público em relação à imprensa automotiva, e atender mercado e consumidores. A região ainda não havia despertado para a carência do oeste em relação à conteúdos deste ramo produzidos de maneira local.
Em 2016, anunciadas as datas da edição 2016 do Salão Internacional do Automóvel, decidi que seria a chance de expandir minha visão de mercado. Com indicação de colegas de profissão, me inscrevi em um prêmio para estudantes de jornalismo, que iria levar universitários para fazer uma cobertura do evento. A minha surpresa foi conquistar o primeiro lugar, disputando com estudantes de diversas universidades do Brasil.
O Concurso me abriu portas e me fez expandir a rede de contatos com profissionais do ramo em diversos veículos de comunicação do país, além de ter um panorama muito mais amplo sobre o mercado a nível nacional e internacional. A partir deste prêmio pude conhecer as montadoras da Hyundai, sendo a unidade Brasil em Piracicaba (Interior de São Paulo) e a unidade CAOA, em Anápolis – GO, e aprender todas as etapas que abrangem a montagem de um veículo. Agora me preparo para alçar vôos ainda mais altos para encontrar a realização profissional neste universo que para mim é muito apaixonante.
Galeria de fotos
    SEJA o primeiro a comentar
  • Nome

    E-mail

    Escreva um comentário

Notícias de 'Moda'

Estamos chegando perto de presentear a pessoa amada, Dia dos Namorados!!!

Mais Destaques

Economia

Mercado vê PIB crescendo menos neste ano, a 1,5%

Geral

Inscrições para Fies estão abertas

Cultura

Atores e dançarinos de Toledo terão chance de se profissionalizarem

Regional

Audiência em Toledo sobre desapropriação no entorno da BR-163

AgroGazeta

Soja brasileira cai pressionada por Chicago e Dólar

Estado

Sancionada lei que incorpora gratificação a aposentadoria de docentes

Cidade

Faciap reúne centenas de jovens

Esporte

São José Futsal perde para o Toledo na Série Ouro

"Chegamos ao 15 milhões de acessos no site do Jornal Gazeta de Toledo. Aqui se propaga - 45 9.91339499"
(Eliseu Langner de Lima - diretor)
Enquete
Tempo Toledo
Cotações
Compra Venda
Dólar comer.
Euro (real)